Faixa publicitária

Retrospetiva de Teresa Villaverde em Serralves

serralves2De 16 a 25 de novembro é possível ver, no Auditório de Serralves, uma retrospetiva do trabalho de Teresa Villaverde.

Teresa Villaverde pertence à geração de cineastas que, a partir dos anos 1990, tenta romper com os padrões formais da "escola portuguesa" e emancipar-se das questões identitárias da cultura nacional.

“A melancolia, a revolta, o sentimento de orfandade, enquadram – como signos dessa dissidência – o olhar da realizadora sobre uma juventude inadaptada, espelho das contradições que ao longo dos últimos trinta anos foram marcando a abertura da realidade portuguesa aos ares europeus. Passada a revolução e numa altura em que a maturidade da democracia teria conduzido o país a uma idade maior, os seus filmes problematizam, também numa perspetiva de género, os revezes de uma modernização tão tardia quanto abrupta”, revela nota enviada às redações.

A retrospetiva de Teresa Villaverde permite redescobrir numa visão global a obra de uma cineasta que “nunca deixou de estar atenta à urgência do tempo, contraditório e incómodo”.

e-max.it: your social media marketing partner
Faixa publicitária
Faixa publicitária