Faixa publicitária

ptAnime

anime3“Não percam o próximo episódio, porque nós também não!”

O Iberanime decorreu este mês na Exponor e a VIVA!, que também marcou presença no evento, partiu à descoberta de um dos projetos que por lá também passou: o ptAnime, marcado por um conjunto de jovens apaixonados por cultura japonesa. Numa conversa com os protagonistas deste website, ficamos a conhecer o que move esta equipa, entre outras novidades!

O ptAnime nasceu em setembro de 2011, por iniciativa de um grupo de três amigos aventureiros. Nessa altura, todos estudavam Engenharia Informática e atravessavam uma das fases da sua vida em que dedicavam mais tempo a ver anime.

“Assim se criou uma forte ligação com este tipo de entretenimento, que por sua vez deu forma a uma grande vontade de o divulgar em Portugal e mostrar a existência de obras para todas as idades, apesar do seu estilo animado. Esta paixão e sentido de responsabilidade para com o anime aliou-se ao gosto pela escrita e pela tecnologia, e assim ganhou forma o blog do ptAnime, que depois cresceu e multiplicou-se, quer em número de colaboradores, quer em temáticas relacionadas com a cultura japonesa, até aos dias de hoje”, explica-nos Raquel Cupertino, redatora nesta plataforma.

anime5“No que diz respeito à plataforma noticiosa, o nosso maior objetivo é sermos a ponte entre o oriente e o ocidente. Com a tradução de novidades e notícias em primeira mão, pretendemos promover a transmissão de informação e de cultura”, acrescenta.

Com efeito, anime, manga, live actions e outros formatos nipónicos são nichos de entretenimento em expansão. Diariamente, notícias e atualizações sobre estes temas são lançados no Japão. “Assim sendo, como plataforma, pretendemos expor o mais rapidamente possível a quem abraça este pedacinho de cultura oriental. Atualmente adicionamos ainda uma rubrica de notícias de K-pop [música pop coreana] dado os constantes pedidos e à afluência dos fãs de língua portuguesa”.

A interatividade com os leitores constitui outra das apostas chave. “A proximidade com o público é algo muito importante para nós e ao qual damos imenso valor! Como podem comprovar nas nossas redes sociais, fazemos questão de responder a todos os nossos seguidores. O mesmo acontece pelo website ou por email”, revela Raquel Cupertino.

“Este elemento é de tal forma um pilar do nosso projeto, que trabalhamos rubricas orientadas a fomentar a interação, sendo o segmento de ‘Bom Dia’, presente diariamente no Facebook, um dos melhores exemplos atuais. Fazemos ainda questão de partilhar notícias em grupos de Facebook e pedir opinião ao público sobre os mais diversos temas”, reitera.

anime6O que vos move?, perguntou a VIVA!. “Numa palavra: Paixão! O ptAnime é um projeto não lucrativo e neste momento ainda não sustentável. O sentimento de dever cumprido e comprometimento com os nossos seguidores são outras das razões que nos fazem, após um dia longo de trabalho, continuar a desenvolver artigos e material audiovisual original. Os comentários, likes e partilhas são a nossa energia vital e o que nos faz continuar a trabalhar. Obrigado a todos os nossos seguidores!".

“2018 foi provavelmente o ano que mais crescemos e vamos fazer de tudo para pontuar o ano com um belo ponto de exclamação com o NaniCon [evento de cultura pop que vão organizar em dezembro]. A iniciativa terá lugar na Escola Secundária de Alberto Sampaio, em Braga, no próximo dia 8 de dezembro. “Há mais de um mês que temos estado a preparar muitas atividades, animação, e, sobretudo, um ambiente descontraído onde todos possam conviver e usufruir da atmosfera da cultura pop oriental. Em 2019 prometemos mais e melhor em todos os aspetos. Caso para dizer: não percam o próximo episódio, porque nós também não!”, avisam.

A equipa

A equipa do ptAnime é bastante diversificada. “Do ponto de vista pessoal, temos pessoas de idades bastante diferentes e a trabalhar/estudar nas mais diversas áreas. Acaba por ser muito enriquecedora – e até engraçada – toda a troca de ideias e experiências de vida. Em suma, acabamos por aprender muito uns com os outros e a diversificar as nossas perspetivas. Por exemplo, enquanto os mais velhos conhecem animes mais antigos, temos os mais novos que seguem de perto as tendências. Acaba por existir uma permuta constante de ideias e mesmo sugestões de manga, anime, música, entre outras”.

anime4A loja ptAnime

A loja ptAnime é dividida em três principais secções: produtos originais ptAnime, merchandise oficial e beleza coreana.

“Todas as nossas criações originais são trabalhadas pelos nossos designers que se baseiam nas obras que tanto os fascinam. Começamos com t-shirts e hoodies, neste momento possuímos uma forte linha de cadernos e em breve teremos grandes surpresas!”

O que se segue?

“Não parar de crescer conta? Temos tanto para aprender! O ptAnime que existiu há sete anos atrás ou até mesmo de há um ano atrás, não é o mesmo que em 2018. Este ano tem sido incrível. Surgiram novas parcerias, nomeadamente com o ‘Café mais Geek’, grupo de ‘jovens’ que partilham de uma mesma paixão que nós noutros ramos (cinema, jogos de tabuleiro, livros, videojogos, etc). São incríveis. O número de colaborações não tem parado e esperamos que sejam apenas o início de tantas outras!”, revela Raquel Cupertino.

A expansão da Loja ptAnime com produtos originais será um dos principais objetivos e para tal “contamos com o apoio de designers que contribuem constantemente para o seu crescimento”.

“Queremos solidificar este sonho. Queremos ser uma ponte entre culturas diferentes. Queremos abrir novas candidaturas para a redação. Queremos abraçar novos projetos. Quiçá uma segunda edição do NaniCon (risos). Em suma, ideias não faltam e espero que daqui a um ano nos voltemos a encontrar. Para partilhar novidades”.

e-max.it: your social media marketing partner
Faixa publicitária
Faixa publicitária