Faixa publicitária

Semana da Cozinha Italiana no Mundo

antonio_mezenno6Os melhores sabores italianos na Invicta

A Semana da Cozinha Italiana no Mundo arranca a sua terceira edição já na segunda-feira, dia 19 de novembro, decorrendo em mais de 150 países em simultâneo. Em Portugal, contudo, o evento terá uma data mais alargada - decorre entre esta sexta-feira e o dia 28 de novembro -, passando também pelo Porto. Com os olhos certamente gulosos, explore as propostas para os próximos dias!

A Semana da Cozinha Italiana no Mundo apresenta em Portugal um programa recheado de atividades que colocam em destaque regiões e territórios de origem de produtos italianos, assim como a dieta mediterrânica. São 13 iniciativas e um total de 17 restaurantes italianos que se juntam ao evento com a apresentação de menus especiais, baseados no conceito “The Extraordinary Italian Taste”.

Degustações de produtos, workshops, provas de vinhos, showcookings, jantares e ainda uma conferência com o tema “Dieta Mediterrânica – Definição, relação com a saúde e adesão” são algumas das iniciativas promovidas, fazendo chegar a território nacional reputados chefes italianos – entre os quais, Pasquale Laera, distinguido com uma estrela Michelin – e individualidades de destaque como o campeão de vela Raimondo Cappa ou Raffaele Tiberino, cuja empresa familiar prepara refeições para a Estação Espacial Internacional.

necci_bertiniPrograma assinala os 150 anos da morte de Rossini

Também a cidade do Porto tem um momento destinado a homenagear Rossini, este sábado, dia 17 de novembro, com um jantar concerto, na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, às 20h. O espetáculo terá como cabeças de cartaz o pianista Marco Brescia e a soprano Rossella Orsini, juntamente com outros músicos convidados, que vão apresentar um programa dedicado ao compositor italiano.

Já o menu do jantar, da delegação de Chef da FIC (Federazione Italiana Cuochi Regione Lazio), liderada pela presidente Graziella Sangemi, vai apresentar receitas rossianas para celebrar o Maestro. A reserva deve ser feita para o contacto Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar .

Conferência sobre a dieta mediterrânica

A Reitoria da Universidade do Porto recebe, às 9h30 do dia 23, uma conferência com o tema “Dieta Mediterrânica – Definição, relação com saúde e adesão”. Integrando dois painéis de discussão, a conferência contará com a presença de Sara Rodrigues – professora da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP) – e do médico Cláudio Pulcini, nascido em Roma e que vive atualmente no Porto. De entrada livre, a iniciativa realiza-se em parceria com a Reitoria da Universidade do Porto, da FCNAUP e da Escola de Hotelaria e Turismo de Portugal.

Ainda no norte do país, de 19 a 25 de novembro, os restaurantes italianos da área metropolitana do Porto aderentes à iniciativa vão apresentar alguns pratos e vinhos considerados “embaixadores da cozinha do Bel Paese”, a um preço especial, através do mote “Rota dos Sabores – I’Italia a tavola”.

“All stars Pizza Antonio Mezzero Trophy”

Harmonizar pizza, um dos mais emblemáticos pratos da gastronomia italiana, com vinhos do Douro e do Porto pode parecer uma combinação improvável, mas é, na verdade o ponto de partida para a primeira edição do “All Stars Pizza António Mezzero Trophy”, que se realiza já na segunda-feira, dia 19 de novembro, num espaço também emblemático da cidade do Porto, o Palácio da Bolsa.

antonio_mezennoO evento conta como mentor o atual Campeão do Mundo de Pizza Napolitana, António Mezzero, contando com a participação das maiores marcas de referência da Região Demarcada do Douro: Graham´s, Altano, Croft, Quinta da Pacheca, Quinta do Crasto, Casa Ferreirinha, Porto Ferreira.

Refira-se que cada uma das marcas de vinhos patrocinadoras terá dois pizzaiolos a competir em seu nome, atribuídos por sorteio.

A “roda da sorte” ditou, assim, que a Quinta da Pacheca vai concorrer com os pizzaiolos Radostin Kiryazov (Bulgária) e Albert Facciolo (França), enquanto que pela Sogrape, que participará neste troféu com a Casa Ferreirinha e Porto Ferreira, terá na sua equipa os pizzaiolos Pablo Gil (Argentina) e Fernando Almeida (Portugal).

Vincenzo Capuano (Itália) e Óscar Matysik (Polónia) vão estar a vestir as cores dos néctares da Quinta do Castro, enquanto que Jaqueson Dichoff (Brasil) e Luís Garcés Maldonado (Espanha) vão harmonizar as suas pizzas com os vinhos da Grahm´s/Altano. Por fim, Tony Gemignani (EUA) e Ali Chahrour (Suécia) vão concorrer com a Croft a peito.

Numa parceria entre Instituto do Vinho do Douro e Porto (IVDP) e António Mezzero, o resultado foi surpreendente nascendo um casamento entre o património napolitano e português. “O mundo não é só Europa, tem sete continentes”, disse António Mezzero.

antonio_mezenno5Mezzero promete agora aprofundar este casamento com a primeira edição de um evento que promete levar mais longe o nome de Portugal, dos vinhos do Douro, bem como a harmonização entre estes dois produtos seculares.

Os dez pizzaiolos a concurso terão 15 minutos para confecionar cada pizza, duas na fase de seleção (harmonização com Vinho do Douro e Vinho do Porto) e uma na fase de eliminação. Para a semifinal, seguem cinco pizzaiolos, em cada uma das categorias. Daqui sairão os três finalistas ao “All Stars Pizza António Mezzero Trophy”. A classificação terá como base a harmonização proposta, a apresentação, o paladar e o trabalho técnico.

O júri, que será presidido por Sérgio Miccú, presidente da Associazione Pizzaiuoli Napoletani (APN), e napolitano de gema, integra também o chef de cozinha Tiago Bonito (da Casa da Calçada e com uma Estrela Michelin), o pizzaiolo Michele Mezzero (proprietário do grupo de pizzerias S. Martino), o enólogo Bento Amaral (do IVDP), o crítico gastronómico Fernando Brandão e a jornalista Lúcia Gonçalves.

Os pizzaiolos convidados são referências mundiais numa arte que mereceu por parte da UNESCO a classificação de Património Imaterial da Humanidade, com uma vasta experiência de participação nas mais prestigiadas competições internacionais. Vindos dos quatro cantos do globo, estes pizzaiolos farão do Porto a capital mundial da pizza por um dia.

“A minha ementa vai ter no futuro só pizzas harmonizadas com Vinho do Porto e Douro”, disse Mezzero.

Porquê “All Stars” no nome para esta competição? “Como uma champions league, até porque só os melhores do mundo podem harmonizar pizza com vinho. Mas, atenção que não é qualquer vinho… referimo-nos ao vinho do Porto e do Douro”, sublinhou.

O evento não é aberto ao público em geral.

e-max.it: your social media marketing partner
Faixa publicitária
Faixa publicitária