PD - revista Sabe Bem

Aluguer de carros no Porto: planeie a sua escapadinha de fim de semana

Aluguer de carros no Porto: planeie a sua escapadinha de fim de semana

Cansado da rotina do trabalho e das tarefas domésticas, mas as férias ainda não se avistam no horizonte? As escapadinhas de fim de semana são boas formas de conseguir sair da rotina e relaxar sem que seja necessário tirar dias de férias.

Elaboramos para si um roteiro de escapadinha de fim de semana pelas terras do Douro – com saída do Porto e com passagem pela estrada que já foi eleita a melhor do mundo para conduzir – para que consiga relaxar com as vistas de toda a zona vitivinícola da região.

Preparativos para a sua escapadinha de fim de semana

Para que a escapadinha seja relaxante, é importante tratar de certos assuntos antes da viagem, como consultar o estado do tempo previsto para os dias da sua viagem, para que seja mais fácil fazer a mala com roupas adequadas com pelo menos um dia de antecedência, a fim de evitar stress no dia da viagem.

Outro ponto importante é verificar as condições do veículo com o qual a viagem será feita. Vale a pena abastecer o tanque, conferir se as luzes de alerta estão a funcionar, se o radiador está em bom estado e se o nível do óleo está seguro. Entretanto, para evitar a preocupação com esses pontos, alugar um automóvel é sempre ótima possibilidade. Reservar o seu carro no Porto num ponto conveniente para si e confirmar a hora a que deverá fazer a entrega é algo fácil de ser feito e uma boa opção. Um automóvel económico mas confortável, que lhe proporcione uma viagem relaxante, é o companheiro de viagem ideal, que ajudará a aproveitar estes dois dias de viagem que vão servir para recarregar baterias.

Primeira paragem: Vila Real

Vila Real é uma boa cidade para fazer a sua primeira paragem para almoço. Dentro da variada escolha de comida típica que encontra pela cidade, destacamos o restaurante Portas da Bila por se situar no centro histórico da cidade, o que é um bom motivo para conhecer a localidade num passeio pós-almoço.

Com especialidades tão tradicionais como tripas ou cozido à portuguesa, pode também aproveitar um almoço mais leve com a escolha de tapas. Terminado o almoço, visite a praça do município e o jardim da Carreira com passagem pelo miradouro. Se gosta de cultura, aproveite para visitar um dos museus da cidade, como o Museu do Som e da Imagem, situado no interior do Teatro Vila Real.

Passe a noite no coração do Douro

Terminando a visita a Vila Real, a apenas 20 minutos de carro está a cidade de Peso da Régua. A cerca de 11 minutos de carro do centro de Peso da Régua, encontra no coração do Douro a Quinta do Vallado, uma das mais antigas e famosas quintas do Vale do Douro e que ocupa as duas margens do rio Corgo. Quinta do Vallado é também um hotel 4 estrelas, com referências do ano de 1716, quando foi propriedade de D. Antónia Adelaide Ferreira e onde pode aproveitar para desfrutar de uma boa seleção de vinhos, pois o local é também uma das referências a que aos vinhos do Douro diz respeito.

Segundo dia: viaje pela estrada que já foi eleita a melhor do mundo para conduzir

Pequeno-almoço tomado, está na hora de viajar pela estrada eleita em 2015 como a melhor do mundo para conduzir, a EN222, que liga o Peso da Régua ao Pinhão.

São 93 curvas que atravessam o vale do rio Douro e lhe dão uma vista sobre as vinhas da região. Sem pressa, percorra a estrada com calma e desfrute da paisagem. Considere um almoço no restaurante Segredos do Douro, localizado em Pinhão, onde é possível ter uma refeição com comida simples e tradicional.

Regresso a casa

Após o almoço, se o tempo o permitir, dê um passeio pela vila de Pinhão e prepare-se para regressar à casa com calma. Com cerca de 1h30 de viagem até o Porto, chega a tempo de aproveitar o final do dia para se preparar para uma nova semana de trabalho ou para ir jantar fora, quem sabe no seu restaurante preferido. Não se esqueça de que tem de entregar o automóvel que alugou para a sua escapadinha e comece a pensar na próxima viagem que irá fazer para quebrar a rotina.

PUB
Pingo Doce Sabe Bem

Viva! no Instagram. Siga-nos.