CMPorto

As recomendações da DGS para se proteger do calor

As recomendações da DGS para se proteger do calor

Com as temperaturas acima do normal para o mês de maio e a previsão de os termómetros poderem atingir os 37ºC em algumas regiões de Portugal continental, a Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu um comunicado onde recomenda à população que tome medidas de proteção contra o calor.

“Evitar a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11 e as 17 horas”, “utilizar protetor solar com fator igual ou superior a 30 e renovar a sua aplicação de duas em duas horas e após idas a banhos”, “aumentar a ingestão de água ou sumos de fruta natural”, “evitar o consumo de bebidas alcoólicas” e “procurar ambientes frescos e arejadas ou climatizados” são algumas das orientações recomendadas pela autoridade de saúde, que devem ser seguidas por toda a população, mas com especial cuidado por crianças, idosos, doentes crónicos, grávidas, pessoas com mobilidade reduzida, trabalhadores com atividade no exterior, praticantes de atividade física e pessoas isoladas.

Além disso, a DGS aconselha também a utilização de “roupa solta, opaca e que cubra a maior parte do corpo”, “chapéu, óculos de sol” e “evitar atividades que exijam grandes esforços físicos”. “Comece e termine a atividade física de forma lenta e gradual”, de preferência “de manhã cedo ou pelo final do dia”, evitanto assim as horas de maior exposição solar.

O mesmo se aplica às viagens de carro, que, de acordo com as orientações publicadas, devem ser feitas nos períodos de menor calor.

Recorde-se que a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) é de tempo quente para os próximos dias e, simultaneamente, radiação ultravioleta muito elevada.

PUB
Pingo Doce Sabe Bem

Viva! no Instagram. Siga-nos.