PUB
Recheio 2024 Institucional

Associação RESPIRA desafia jovens a dizer “Não ao tabaco”

Associação RESPIRA desafia jovens a dizer “Não ao tabaco”

No âmbito do Dia Mundial Sem Tabaco, que se assinala no próximo domingo, 31 de maio, a Associação RESPIRA vai realizar uma sessão online sob o tema “Tabagismo: um fator de afirmação nos jovens?”, inerida na campanha digital “Diz Não Ao Tabaco”.

 “O tabagismo é um grave problema de saúde pública, já que é responsável pela diminuição da qualidade e duração de vida. Tem ainda a agravante de ser um fator de risco, não só para o fumador, mas para todos aqueles que se encontram frequentemente expostos ao fumo passivo. Mas é cada vez mais difícil passar a mensagem junto dos jovens, devido ao pouco investimento público em campanhas de prevenção, às fortíssimas campanhas da indústria tabaqueira para a divulgação das novas formas de tabaco e ao preconceito associado ao cigarro como instrumento de sociabilização e estatuto social”, alerta Isabel Saraiva, presidente da RESPIRA.

Por esse motivo, a Associação promove na próxima sexta-feira, 29 de maio, a sessão “Tabagismo: um fator de afirmação nos jovens? – Tabaco Tradicional VS Tabaco Aquecido e Cigarros Eletrónicos”, com transmissão exclusiva, pelas 16h30, na página de facebook da RESPIRA.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A sessão vai contar com a participação de Carlos Gonçalves, membro do Grupo de Estudos de Doenças Respiratórias (GRESP) da Associação Portuguesa De Medicina Geral E Familiar (APMGF), de Paula Rosa, coordenadora da Comissão de Trabalho de Tabagismo da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP), de José Alves, presidente da Fundação Portuguesa do Pulmão e de Isabel Saraiva, presidente da RESPIRA.

A responsável alerta ainda que o consumo do tabaco entre os adolescentes está a aumentar, nomeadamente através das novas formas de tabaco e junto do sexo feminino. “Os fumadores de hoje serão, sem dúvida, os doentes de amanhã. O tabaco é responsável por 25 a 30% da totalidade dos cancros, 80% dos casos de DPOC, 90% dos casos de cancro do pulmão e 20% da mortalidade por doença coronária”, completa.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem