Pingo Doce

Biennale de Design leva a Matosinhos exposições, workshops e debates em torno do Design

Biennale de Design leva a Matosinhos exposições, workshops e debates em torno do Design

A primeira exposição da Porto Design Biennale, em Matosinhos, inaugura esta quinta-feira, 19 de setembro, pelas 15h00, na Casa do Design de Matosinhos. Com curadoria de Maria Milano e Lucio Magri, “Frontiere – Expressões de Design Contemporâneo” representa “uma oportunidade para refletir sobre algumas das expressões mais interessantes do design contemporâneo e emergente no atual panorama italiano”, sublinha a Câmara Municipal de Matosinhos.

Já na sexta-feira, 20 de setembro, pelas 16h00, chega ao pavilhão central da Casa da Arquitectura  a exposição com curadoria de Helena Sofia Silva, intitulada “Que força é essa – Protesto e participação democrática em Portugal: cartazes artesanais do arquivo Ephemera”, que dará a conhecer o espólio de cartazes artesanais do arquivo Ephemera de José Pacheco Pereira, recolhidos ao longo dos últimos sete anos.

As duas exposições têm entrada livre e estarão patentes até ao dia 8 de dezembro.

Recorde-se que no âmbito da Porto Design Biennale 2019, cuja semana inaugural decorre de 19 a 28 de setembro, realizar-se-ão, também, vários workshops e debates em vários espaços das cidades do Porto e Matosinhos, cujas câmaras promovem o evento. 

Com curadoria-geral de José Bártolo, esta 1.ª edição procura “mapear os projetos e processos de trabalho dos millennial, a geração que chega ao mercado profissional num quadro geral de mudança acelerada e grandes tensões a nível global — identitárias, geopolíticas, financeiras, ambientais, tecnológicas, entre outras”. Assim, através de uma série de exposições, conferências e workshops, esta edição “explora várias vertentes das ligações entre o design, a indústria, o ensino e a sociedade, promovendo, ao mesmo tempo, uma reflexão crítica acerca do design enquanto disciplina”.

O programa completo está disponível aqui.

PUB
lerlevanosmaislonge.pingodoce.pt/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=240919-maislonge5&utm_campaign=lermaislonge

Viva! no Instagram. Siga-nos.