BPI

Câmara do Porto quer construir parque de estacionamento subterrâneo no Aviz

Câmara do Porto quer construir parque de estacionamento subterrâneo no Aviz

O equipamento, que será construído na Rua de Pedro Homem de Mello e área envolvente do Aviz e terá capacidade para cerca de 200 lugares, visa aliviar a pressão sobre o estacionamento à superfície sentida naquela zona da cidade do Porto.

A abertura do concurso público para a construção de um parque de estacionamento subterrâneo no Aviz, na zona da Boavista, será apreciada na reunião de Executivo Municipal da próxima segunda-feira, 11 de novembro.

Segunda refere o portal de notícias da Câmara do Porto, a proposta, assinada pela vereadora dos Transportes, Cristina Pimentel, “enquadra-se na estratégia de mobilidade sustentável da autarquia, a qual passa por libertar progressivamente o espaço público da função ‘estacionamento’, transformando-o em áreas de maior utilidade para a própria mobilidade e para o ambiente urbano”.

A zona do Aviz é caracterizada por uma densa conjugação de habitação, comércio e serviço, pelo que a construção deste equipamento irá permitir aliviar a pressão sobre o estacionamento à superfície.

O espaço público das imediações será também requalificado e, avança o Porto., “não menos importante será a reorganização dos fluxos viários, melhorando a acessibilidade local, nomeadamente à Avenida da Boavista”.

Concluído o procedimento concursal para a elaboração do projeto e a realização da empreitada, “o vencedor do concurso terá dois anos para abrir ao público o novo parque, que ficará em regime de concessão pelo prazo de 20 anos”.

De referir que o concurso incluirá também a concessão do parque de estacionamento da Praça de D. João I, na Baixa da cidade. Aberto em 1991, em regime de concessão de serviço público pelo prazo de 20 anos, este parque de 380 lugares termina o prazo da sua concessão em dezembro de 2021.

PUB
lerlevanosmaislonge.pingodoce.pt/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=240919-maislonge5&utm_campaign=lermaislonge

Viva! no Instagram. Siga-nos.