BPI

Casa do Cinema Manoel de Oliveira em Serralves inaugura segunda-feira

Casa do Cinema Manoel de Oliveira em Serralves inaugura segunda-feira

No dia de São João e das festas da cidade do Porto, 24 de junho, Serralves vai inaugurar, pelas 18h30, a Casa do Cinema Manoel de Oliveira, uma obra cifrada em 3,7 milhões de euros, edificada de raiz nos verdejantes 18 hectares do parque de Serralves, e assinada pelo arquiteto Álvaro Siza Vieira.

À Agênca Lusa, e segundo a Rádio Nova, António Preto, diretor do espaço, explicou que a “ Casa do Cinema Manoel de Oliveira vai ser constituída por uma sala de exposição permanente, onde é proposto um percurso através da globalidade da obra de Manoel de Oliveira. É um percurso através da filmografia de Manoel de Oliveira, complementado por uma seleção de documentação”.

Assim, estarão expostos “algumas das dezenas de galardões e homenagens que o cineasta Manoel de Oliveira (1908-2015) ganhou, ao longo dos seus 106 anos de vida” como são exemplo os prémios “Palma de Ouro de Cannes” (2008), “Leopardo de Ouro de Locarno” (1992) e o “Leão de Ouro de Veneza” (2004) e, ainda, a homenagem do Festival de Cinema Internacional de Tóquio (1997) e do American Film Institute (AFI/2007).

Mas, além da sala para exposição permanente, onde a “ideia é a exposição ir enriquecendo e ir sendo complementada ao longo do tempo”, haverá, também, um auditório, com 59 lugares, e uma tela, onde vão ser exibidas, de forma regular, películas da filmografia do cineasta e de outros realizadores”, indicou António Preto. E acrescentou:”Paralelamente ao programa de exposições temporárias e permanente, que será continuamente reconfigurada, temos também uma intensa programação de cinema que incide sobre a obra do Manoel de Oliveira, no momento de abertura, mas que percorrerá a obra de outros cineastas que, de uma forma mais ou menos direta, dialogam com a obra de Oliveira”.

Segundo a Rádio Nova, a Casa do Cinema terá, ainda, uma rubrica designada por “Estetoscópio”, com uma programação anual, que pretende cruzar política, estética e sociologia, designadamente com temas como a emigração e o acolhimento dos refugiados.

O acesso à Casa do Cinema Manoel de Oliveira far-se-á através do Museu de Arte de Serralves.

Viva! no Instagram. Siga-nos.