PD

Centro Histórico do Porto em festa a 30 de março

Centro Histórico do Porto em festa a 30 de março

O Dia Nacional dos Centros Históricos assinala-se oficialmente a 28 de março mas a cidade do Porto celebra a efeméride no sábado seguinte, dia 30, com um programa repleto de iniciativas, todas de acesso gratuito.

A festa, que tem início pelas 10h e dura até às 22h, inclui oficinas, visitas e muitos espetáculos de dança e teatro, num total de 53 propostas gratuitas, mas algumas de inscrição prévia, adequadas a públicos de todas as idades.

Em colaboração com Associação Nacional de Municípios com Centro Histórico, a autarquia portuense vai envolver nesta celebração 36 entidades, tanto públicas como privadas.

No programa, destaque para cinco oficinas no Palácio das Artes; um pedipaper entre a Cordoaria e o novo Museu do Vinho do Porto, na Ribeira, onde serão exibidos dois filmes sobre barcos rabelos; um passeio pela antiga Muralha Primitiva do Porto, com exploração de vestígios arquitetónicos, segredos e histórias da cidade, terminando com petiscos.

A Igreja de São Bento da Vitória e a Sé Catedral vão também acolher concertos. Haverá ainda dança no interior e teatro na praça.

“O dia será também para refletir, debater e apontar caminhos coletivamente, em três palestras que analisam a renovação e reabilitação urbanas, o turismo, a governança e a população”, descreve ainda o portal de notícias da Câmara do Porto.

As comemorações terminam com um espetáculo de rua intitulado “O Baile dos Candeeiros”. Concebida pela Companhia Radar 360 e produzido pela PortoLazer, esta encenação inspira-se em rituais e tradições que remontam ao final dos anos 60 e será apresentada no Campo dos Mártires da Pátria, nas traseiras da Reitoria da Universidade do Porto, pelas 21h30.

De recordar que o Centro Histórico do Porto é Património Mundial pela UNESCO desde 1996.

Clique aqui para consultar o programa completo.

Viva! no Instagram. Siga-nos.