PUB
Recheio 2024 Profissional

Centros para a Qualificação arrancam em abril

Centros para a Qualificação arrancam em abril

Tal como já tinha avançado, em comunicado, a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), os novos centros, para além de promoverem os processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências adquiridas ao longo da vida”, passarão a prestar “um serviço de orientação e encaminhamento de jovens e adultos, com enfoque na informação sobre ofertas escolares, profissionais ou duais”. Haverá ainda uma terceira valência destinada a pessoas “com deficiência e ou incapacidade, visando assegurar a sua integração a nível social e laboral”.
De acordo com o Expresso, é no alargamento de competências dos novos centros que residem as principais dúvidas em relação ao novo modelo. Para Anabela Sotaia, dirigente da Fenprof, “incluir a orientação para jovens não faz muito sentido”. A empregabilidade é outros dos aspetos que a responsável questiona. “Os centros Novas Oportunidades foram criados para validar competências”, sublinha, acrescentando que aquela função “pode vir a colidir com as competências próprias dos Centros de Emprego”.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem