Pingo Doce - Take Away Natal e Ano Novo

Ciclo “Sophia e as Artes” arranca já este sábado

Ciclo “Sophia e as Artes” arranca já este sábado

A cidade do Porto continua a celebrar o centenário de Sophia Mello Breyner Andresen, com um ciclo de conferências acerca da presença das artes na obra de Sophia de Mello Breyner Andresen, a decorrer até ao final do ano, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett e no Auditório de Serralves.

Organizado por Ana Luísa Amaral, Isabel Pires de Lima e Rosa Maria Martelo, o ciclo arranca já este sábado, dia 16, com a sessão Sophia e a Música, que reunirá na Biblioteca Almeida Garrett, pelas 17h30, o ensaísta Pedro Eiras e o compositor e pianista Amílcar Vasques-Dias. De referir que para cada sessão foram convidados dois oradores, especialistas na obra de Sophia e na arte escolhida para a respetiva sessão.

O ciclo prossegue nos dois sábados seguintes, 23 e 30 de novembro, sempre às 17h30, com duas sessões em Serralves, respetivamente dedicadas à Dança (Carlos Mendes de Sousa e Joana Providência) e às Artes Plásticas (Maria Filomena Molder e Nuno Faria).

A 7 de dezembro, regressa à Biblioteca Almeida Garrett, para uma sessão dedicada à Forma (Maria Irene Ramalho e Teresa Andresen), que abordará mais transversalmente aquilo que estrutura a relação de Sophia com as diversas artes.

Apoiado pela Câmara Municipal do Porto, pela Fundação de Serralves e pelo Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, da Faculdade de Letras do Porto, o ciclo “Sophia e as Artes” encerra a 14 de dezembro, de novo em Serralves, com uma performance das artistas Angelica e Vuduvum, “uma proposta inédita e concebida para esta comemoração”.

O acesso é gratuito.

Programa
16 de novembro, 17h30 – Biblioteca Municipal Almeida Garrett
Sophia e a Música
Pedro Eiras |Amílcar Vasques-Dias
Moderação de Ana Luísa Amaral

23 de novembro, 17h30 – Auditório de Serralves – Museu de Arte Contemporânea
Sophia e a Dança
Carlos Mendes de Sousa | Joana Providência
Moderação de Ana Paula Coutinho

30 de novembro, 17h30 – Auditório de Serralves – Museu de Arte Contemporânea
Sophia e as Artes Plásticas
Maria Filomena Molder | Nuno Faria
Moderação de Isabel Pires de Lima

7 de dezembro, 17h30 – Biblioteca Municipal Almeida Garrett
Sophia e a Forma
Maria Irene Ramalho | Teresa Andresen
Moderação de Rosa Maria Martelo

14 de dezembro, 17h30 – Auditório de Serralves – Museu de Arte Contemporânea
Performance
Angélica e Vuduvum

PUB
Pingo Doce Sabe Bem

Viva! no Instagram. Siga-nos.