PD

Cineasta lusodescendente vai filmar Super Bowl 2019

Cineasta lusodescendente vai filmar Super Bowl 2019

Dean Câmara, filho de portugueses que emigraram da ilha açoriana de Santa Maria, vai filmar a grande final do campeonato de futebol americano, um dos acontecimentos televisivos mais importantes do ano.

O anúncio foi feito há pouco mais de uma semana. O cineasta lusodescendente Dean Câmara foi selecionado pela Federação de Futebol Americano (NFL) para filmar a 53ª edição da Super Bowl, que se joga em Atlanta, Geórgia, a 3 de fevereiro. Esta seleção resulta da ligação entre o cineasta e a produtora NFL Filmes, para a qual tem trabalhado em diversos projetos, inclusive no reality show “Hard Knocks”, pelo qual venceu um Emmy no ano passado.

Dean Câmara referiu que o facto de se ir filmando alguns jogos durante a temporada não significa, obrigatoriamente, uma presença na final. “Ninguém tem a garantia da Super Bowl. Eles escolhem os melhores 32 a 35 (profissionais) para filmarem e pedirem-me para o fazer é especial”, confessou o produtor, segundo informações partilhadas pela TVI.

A oportunidade de começar a trabalhar com a NFL Films terá surgido através de um dos seus mentores, que era assistente de câmara da federação nacional de futebol. De acordo com o mesmo órgão de comunicação, o cineasta revelou ter crescido como fã dos San Francisco 49ers e acrescentou, ainda, ter sido a captação da jogada “The Catch” de Joe Montana, nos anos 80, a influenciar a sua carreira. “Deixou uma grande impressão em mim”.

Apesar das raízes portuguesas, Dean Câmara não está, de todo, familiarizado com o futebol europeu. “Além de Cristiano Ronaldo”, confessa não conhecer nenhum outro atleta da modalidade em Portugal.

O produtor e cinematográfico luso-americano já voou para os Estados Unidos, tendo, inclusive, já filmado o jogo dos “play-offs” entre os New England Patriots e os Kansas City Chiefs, que terminou com uma vitória da primeira equipa.

A Super Bowl LIII vai determinar a equipa campeã da temporada 2018/2019, disputada entre Los Angeles Rams e New England Patriots.

Recorde-se que o cineasta lusodescendente Dean Câmara está envolvido em muitos outros projetos. Atualmente trabalha com Dana White, presidente da Ultimate Fighting Championship, na série “Dana White Lookin’ for a Fight”, é coprodutor da série “Maria’s Portuguese Table”, a primeira série de culinária portuguesa na televisão dos Estados Unidos, e está, ainda, envolvido num projeto com os comediantes “The Portuguese Kids” para lançar um especial de comédia.

Viva! no Instagram. Siga-nos.