Recheio

Exposições no Centro Português de Fotografia

Exposições no Centro Português de Fotografia

“Soños” de Miguel Vidal
Até 5 maio, Centro Português de Fotografia
Room 111© Miguel Vidal

Mais de 25 anos dedicados à fotografia estão escondidos por trás desta exposição intitulada ‘Soños’ em que a fotografia é aquela ‘experiência capturada’ da qual falava Susan Sontag.
Imagens focadas no ser humano, na dissolução de uma fronteira que marca a nossa própria intimidade. Esse olhar para o outro lado é o que define esta exposição que apresenta Miguel Vidal como um fotógrafo capaz de investigar onde parece já não haver nada.
Para isso, o artista utiliza um vulcão de perceções e ilusões, como o universo onírico, e conduz-nos com a sua câmara para, através de todas essas imagens, a preto e branco e a cores, perceber uma nova possibilidade de nos conhecermos e entender a pele do ser humano como a única verdade absoluta que temos.
Miguel Vidal (Pontevedra, 1968), mostra-nos, através desta exposição, a capacidade que a fotografia tem em criar novos mundos, novas possibilidades de interpretar parte do que acontece à volta de algo tão complexo como é o ser humano. A sua fotografia constrói pontes para a intimidade, para a recuperação da pessoa como protagonista de uma cena em que toda a atenção está voltada para a sua personalidade e individualidade.
“O que podemos ver na exposição são, na sua maioria, imagens inspiradas nos meus sonhos. Normalmente, o que localizo antes são os espaços. A descoberta de certos lugares, é o que me leva a sonhar. Depois procuro as personagens que habitam nesses sonhos, que é uma parte muito complexa, mas na qual as novas tecnologias me ajudaram bastante. Agora, podes mostrar com mais facilidade o teu trabalho e que as pessoas têm pelo menos uma referência para saber se estão a enfrentar um psicopata ou uma pessoa séria. Ou ambos.”, explica o fotógrafo.
As fotografias a preto e branco ou a cores, todas elas com uma poderosa carga simbólica são as que protagonizam esta exposição intitulada de “Soños” – um lugar sempre a conquistar pelo ser humano para escutar desde a conquista do eterno silêncio desejado. “Procuro muito isso, esse silêncio interior. Agora, retratar é, talvez, o que mais me custa. Consegue pôr-me tenso, nervoso, a fazer suar das mãos… Nesta era do ‘Eu, eu, eu’ e das ‘selfies’, para mim, fazer um retrato, é o mais complicado”.

Grid Cities – Pombaline, de John Frederick Anderson
Até 5 maio, Centro Português de Fotografia
© John Frederick Anderson

“Grid Cities – Pombaline” é uma série de fotografias que fazem um estudo visual da obra de Sebastião José de Carvalho e Melo, mais tarde Marquês de Pombal, e da reconstrução da cidade de Lisboa, e do porto marítimo de Vila Real de Santo António no Algarve. Carvalho foi secretário de Estado do rei José I de Portugal quando, na manhã de 1 de novembro de 1755, uma série de três terramotos atingiu o sul de Portugal, destruindo grande parte da cidade de Lisboa e várias cidades costeiras, provocando três maremotos devastadores e causando enorme perda de propriedade e vidas. Carvalho sobreviveu e foi instruído pelo rei para assumir o caos e reconstruir Lisboa e outros centros urbanos que foram destruídos.
Carvalho supervisionou os planos para a reconstrução de Lisboa que foram elaborados pelos engenheiros militares Manuel da Maia, Eugénio dos Santos e Elias Sebastian Pope. No prazo de um ano após a catástrofe, a construção em Lisboa começou na área conhecida como Baixa, onde as ruas foram dispostas num plano de grade com larguras fixas para estradas e praças grandes. A reconstrução introduziu projetos iniciais para edifícios antissísmicos e foi pioneira em técnicas de construção pré-fabricadas. O “Estilo Pombalino”, como ficou conhecido, propôs estruturas de até quatro andares com arcadas no piso térreo e um estilo estético de detalhes visuais discretos nas fachadas, indicando a hierarquia social e o uso do edifício. O estilo pombalino foi uma interpretação racional do estilo rococó, baseado nas novas propostas do Iluminismo – razão e ciência, usando decoração contida e azulejos. A Lisboa que Carvalho reconstruiu é conhecida como a primeira cidade moderna no ocidente dentro do esquema global do Urbanismo Iluminista. (…) John Frederick Anderson

“Hikari” (luz, light) de Pedro Medeiros
Até 9 junho, Centro Português de Fotografia

“Hikari (luz, light) é um convite à reflexão sobre a cultura e a identidade japonesas, sobre o espaço íntimo e espaço público, natureza e paisagem urbana e sobre o diálogo entre a história e a contemporaneidade. A exposição é acompanhada pela edição de um livro com a chancela do Grupo Almedina / Edições Almedina.
Nestas fotografias vamos ao encontro de um diálogo entre espaço e tempo por vezes sobrepostos na mesma imagem, uma perceção que nos alerta que o passado e o presente continuam por ali aparentemente contra a corrente do tempo, mas não será também essa uma das seduções mais tentadoras do Japão?”
Fotógrafo: Pedro Medeiros
Curador: Filipe Ribeiro

Horário:
Terça a sexta-feira: 10h às 18h
Sábado, domingo e feriados: 15h às 19h
Encerrado à segunda-feira, a 1 de janeiro, domingo de Páscoa, 1 de maio e 25 de dezembro
Entrada Livre

Centro Português de Fotografia/ Direção-Geral de Arquivos
Edifício da Cadeia da Relação do Porto
Campo Mártires da Liberdade – Porto
Telf: 222 076 310 | Fax 222 076 311
www.cpf.pt

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