BPI

Domingos Gomes vai ser homenageado

Domingos Gomes vai ser homenageado

No ano em que cumpre uma data histórica na sua vida profissional, 50 anos ligado à medicina desportiva, Domingos Gomes, antigo médico do FC Porto, vai ser homenageado por diversos profissionais de comunicação social, que agendaram o momento para quarta-feira, dia 4 de setembro, em Matosinhos.

Com 26 anos de ligação aos dragões, Domingos Gomes destacou-se no mundo da medicina pelo seu rigor e profissionalismo, sem olhar a cores clubísticas. Nesse sentido, destaca-se o momento em que, em maio de 1995, na altura responsável clínico da equipa portista, garantiu auxílio aos feridos resultantes da queda de um varandim no Estádio de Alvalade, antes de um Sporting-FC Porto, gesto que lhe valeu um troféu por parte do clube leonino. Meses depois, num Benfica-FC Porto, assistiu Silvino, então guarda-redes benfiquista, em pleno Estádio da Luz, e foi agraciado com uma uma calorosa salva de palmas dos adeptos do clube rival.

Deste percurso único destacam-se, ainda, 15 anos ao serviço da UEFA e três na FIFA. Domingos Gomes foi o primeiro médico de clube nomeado para a Comissão Médica da UEFA, tendo passado depois para a Comissão Médica do Controlo Antidoping.

Em representação das principais instituições do futebol internacional, realizou mais de 500 controlos antidoping e foi responsável pelo controlo de três finais da “Liga dos Campeões” (Paris, Manchester e Liverpool) e de três Supertaças Europeias (no Mónaco).

Além da sua atividade no desporto, o antigo médico do FC Porto foi, também, deputado à Assembleia da República, tendo sido o principal responsável pela LEI 113/98, que obrigou todas as estruturas do futebol profissional a terem um departamento médico de alta competição.

Foto: Luís Manuel Neves

PUB
lerlevanosmaislonge.pingodoce.pt/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=240919-maislonge5&utm_campaign=lermaislonge

Viva! no Instagram. Siga-nos.