PUB
Recheio 2024 Institucional

DRCN dá parecer positivo a hotel nas Galerias Lumiére

DRCN dá parecer positivo a hotel nas Galerias Lumiére

As Galerias Lumière, no Porto, estão implantadas numa zona de especial de proteção do Depósito de Materiais da Fábrica das Devesas, o que obriga a um parecer da DRCN sobre o projeto de arquitetura para aquele edifício.

A Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) emitiu parecer favorável ao Pedido de Informação Prévia (PIP) para uma unidade hoteleira a instalar nas Galerias Lumière, no Porto, que vão encerrar em 2020.

Em resposta à Lusa, citada pelo Notícias ao Minuto, a DRCN diz “ter emitido um parecer favorável ao Pedido de Informação Prévia (PIP) de alteração do uso para as frações que constituem o edifício sito na Rua José Falcão, 151 a 171 e Rua das Oliveiras, 70 a 92, União de Freguesias da Vitória e outros, Porto”.

Segundo o organismo, a proposta apresentada pretende a alteração de utilização de comércio e serviços para unidade hoteleira, cujo futuro projeto “terá de ser objeto de nova apreciação”.

“A intervenção proposta permite requalificar a imagem exterior do prédio e é por isso positiva para a relação com o imóvel classificado (Depósito de Materiais da Fábrica das Devesas), que se pretende salvaguardar”, refere ainda a DRCN.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O parecer da DRCN já foi enviado para a Câmara do Porto, que tem agora de se pronunciar sobre o PIP.

Construído nos anos 70 pelas mãos do arquiteto Magalhães Carneiro, o edifício das Galerias Lumière é composto por dois andares com várias lojas. “A praça central, que funciona como praça da alimentação, é uma espécie de sala de estar, hoje decorada com peças de mobiliário escandinavo retro e iluminada por uma clarabóia central. Este tipo de galerias serviam de ponto de encontro em cada bairro, pois para além de serem pequenos centros espalhados pela cidade, albergavam um tipo de comércio diversificado que servia quem lá passava”, aponta o Tripadvisor.

De recordar que o edifício inaugurou, em 1978, o cinema Lumière, que se tornou no “templo” para a estreia de cinema português. As emblemáticas salas de cinema encerraram em 1997.

Foto: Facebook Galerias Lumiére

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem