PUB
CMPorto

Entrega do IRS arrancou esta quarta-feira

Entrega do IRS arrancou esta quarta-feira

Os contribuintes podem a partir desta quarta-feira e até ao dia 30 de junho entregar a declaração de IRS relativa aos rendimentos de 2019.

Tal como acontece desde 2018, a entrega da declaração anual do IRS apenas pode ser feita por via eletrónica, e os três meses disponíveis para o fazer aplicam-se a todas as tipologias de rendimentos.

Tendo em conta a situação de pandemia de covid-19, a Autoridade Tributária (AT) emitiu um comunicado onde “desaconselha saídas não essenciais”, pelo que, segundo explica o Observador, “o IRS automático poderá ser a solução mais imediata para alguns contribuintes mais idosos que apenas têm rendimentos de pensões e que não têm meios para aceder à internet, na medida em que a declaração automática que começa por ser provisória, converte-se em definitiva no final do prazo (30 de junho) e é considerada como entregue mesmo que o contribuinte nada faça”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

“Caso, mais tarde, se detete que a declaração automática continha dados que não estão corretos, é possível apresentar «uma declaração de substituição nos 30 dias seguintes à liquidação, sem qualquer penalidade», nota ainda o Observador, de acordo com informação disponível no Portal das Finanças.

Recorde-se que, de modo a que a AT possa “corrigir eventuais falhas que venham a ser identificadas no sistema informativo”, os contabilistas costumam aconselham os contribuintes a esperarem alguns dias antes de submeterem as suas declarações.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem