BPI

Escola das Artes da Católica vai ter novo mestrado em Cinema

Escola das Artes da Católica vai ter novo mestrado em Cinema

A Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, no Porto, apresentou, recentemente, o seu novo mestrado em Cinema. Com esta formação avançada em cinema contemporâneo, os alunos poderão desenvolver “criativas e técnicas a partir de projetos individuais, financiados pela instituição e com recurso a um conjunto de equipamentos técnicos de produção e pós-produção de nível profissional”, explica o comunicado enviado à VIVA!.

Ao longo dos dois anos de formação, os estudantes poderão optar por um foco específico de trabalho prático – quer seja num cinema mais “clássico” quer em contexto de galeria ou museu –, enquanto simultaneamente imersos no pensamento e nas práticas artísticas contemporâneas.

O mestrado está estruturado numa unidade curricular central de Projeto, que será acompanhada por um professor coordenador, assim como por artistas e cineastas de renome nacional e internacional, que farão uma orientação tutorial durante o ano letivo. O programa será lecionado num contexto de práticas artísticas, com diversas atividades, como aulas abertas, workshops, sessões de cinema ou exposições.

Esta formação, cuja primeira fase de candidaturas está aberta até ao dia 29 de julho, permite que, no segundo ano, os alunos possam escolher entre a realização de um projeto final artístico, com financiamento da Escola das Artes e do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), um estágio profissional em produtoras portuguesas de grande prestígio – como Bando à Parte, Cimbalino, CRIM, Farol de Ideias, Filmes da Mente, Fronteira Filmes, Midas Filmes, O Som e a Fúria, O Verde Jardim, Real Ficção, Red Desert, Fundação de Serralves, Take It Easy, Terratreme, Vende-se Filmes – ou, ainda, o desenvolvimento de um projeto de investigação.

Todas as informações estão disponíveis na página oficial da instituição.

Viva! no Instagram. Siga-nos.