BPI

Escola das Artes do Porto promove reflexão sobre tendências cinematográficas

Escola das Artes do Porto promove reflexão sobre tendências cinematográficas

Com o intuito de contribuir para a necessidade de pensar como a cultura cinematográfica tem evoluído, a Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa promove, durante os dias 23 e 24 de maio, a iniciativa “On Cinema – Spring Seminar”, que vai contar com a presença de vários especialistas, investigadores e artistas.

Os três grandes temas de reflexão serão, de acordo com nota de imprensa enviada, “a relação entre Cinema e as Artes”, “os novos caminhos do Cinema contemporâneo” e o “Cinema-ensaio”. Destaque para a participação, no dia 23, de Ros Gray, professora na Goldsmiths, Universidade de Londres, que vai explorar a curta metragem Deep Above, de Adam Chodzko’s, e o filme Forest Law, de Ursula Biemann’s. Na sexta-feira, 24 de maio, François Bonenfant irá abordar o novo cinema e a Le Fresnoy, um centro de formação artística e audiovisual em França.

Na iniciativa, onde também estar presentes as artistas Susana Sousa Dias e Tatiana Macedo, serão, ainda debatidas questões como “o documentário como uma experiência de pensamento sobre a verdade”, “repetição e looping como ferramentas de investigação em estudos audiovisuais digitais”, “cinema e banda desenhada: repensar as possibilidades de combinação de media”, entre outras.

O seminário, organizado pelo Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) e pelo Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, é de entrada livre.

Viva! no Instagram. Siga-nos.