BPI

Espanha atribui Prémio Nacional de Arquitectura 2019 a Álvaro Siza Vieira

Espanha atribui Prémio Nacional de Arquitectura 2019 a Álvaro Siza Vieira

“Acabo de informar Álvaro Siza que foi galardoado com o Prémio Nacional de Arquitectura 2019. Um arquitecto português reconhecido mundialmente, que tanto tem contribuído para a arquitectura e as cidades espanholas”, escreveu quinta-feira o ministro espanhol do Fomento em funções, José Luís Abalos, numa mensagem publicada na rede social Twitter.

A decisão de atribuir o prémio ao arquiteto matosinhense Álvaro Siza Vieira foi tomada durante o II Congresso Internacional “Arte, Cidade e Paisagem”, a decorrer até esta sexta-feira em Cuenca (Espanha), e no qual Portugal é o país convidado.

O Centro Meteorológico da Villa Olímpica de Barcelona, as casas de habitação social de Cádis, a Faculdade de Ciências da Informação de Santiago de Compostela, a Reitoria da Universidade de Alicante ou o edifício Zaida de Granada, são algumas das obras de Álvaro Siza em Espanha.

Já em Portugal, é autor de inúmeros outros projetos, entre os quais se destacam as vivendas no Bairro da Malagueira em Évora, a Faculdade de Arquitectura do Porto, as Piscinas das Marés, o Museu de Arte Contemporânea de Serralves, a Casa de Chá da Boa Nova, a emblemática Igreja de Marco de Canaveses, o Pavilhão de Portugal da Expo 98 em Lisboa, o Pavilhão de Portugal da Expo”2000 em Hannover (com Souto de Moura) e o Museu de Arte Contemporânea de Nápoles.

Entre as inúmeras distinções, destaque para o Prémio de Arquitectura da Associação Internacional de Críticos de Arte (1982), o Prémio de Arquitectura da Associação dos Arquitectos Portugueses (1987), a Medalha de Ouro de Arquitectura do Conselho Superior dos Colégios de Arquitectos de Espanha (1988), o Prémio Mies van der Rohe (1988) e Prémio Pritzker, da Fundação Hyatt, pelo projeto de renovação na zona do Chiado, em Lisboa (1992).

Em 2017, foi distinguido com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública (2017) e, em 2018, com a Medalha de Mérito da Universidade do Porto.

De recordar que, no passado mês de outubro, a Académie des Beaux-Arts (Academia de Belas Artes francesa) distinguiu Álvaro Siza com o Grande Prémio de Arquitetura, em reconhecimento pelo conjunto do seu percurso.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já felicitou Álvaro Siza Vieira pelo Prémio Nacional de Arquitectura 2019 de Espanha.

“Felicito o arquiteto Álvaro Siza Vieira pelo Prémio Nacional de Arquitetura 2019 de Espanha, atribuído pela primeira vez a um arquiteto português, por diversas obras empreendidas em várias cidades espanholas”, refere a mensagem divulgada no site oficial da Presidência da República.

“A sua forma de repensar as cidades, a intervenção na mudança e modernização dos espaços urbanos, o harmonioso equilíbrio entre a criação radical e a paisagem natural, valeram a Siza Vieira um reconhecimento internacional notável”, acrescenta.

“Com este prémio hoje [quinta-feira] atribuído pelo Governo de Espanha, Siza Vieira alcança uma impressionante soma de prémios e distinções ao longo de várias décadas, um motivo de inquestionável orgulho para todos os portugueses”, conclui.

PUB
lerlevanosmaislonge.pingodoce.pt/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=240919-maislonge5&utm_campaign=lermaislonge

Viva! no Instagram. Siga-nos.