BPI

Estudantes portugueses na meia-final do YouTube Space Lab

Estudantes portugueses na meia-final do YouTube Space Lab

A ideia do concurso, organizado pela NASA, pelo YouTube, pela empresa espacial Space Adventures, pela loja Lenovo e pela Agência Espacial Europeia, foi lançada a 11 de outubro de 2011 a nível internacional, para jovens entre os 14 e 18 anos. O desafio lançado foi o da realização de uma experiência que pudesse ser testada na Estação Espacial Internacional.
“A experiência tinha de estar envolvida de certa forma com a ausência de gravidade, uma das ideias é a experiência básica da separação da água do azeite, a nossa também se baseia nesse princípio de densidade, mas utilizando as leveduras para a produção de álcool”, explicou Guilherme Aresta, aluno de bioengenharia da Faculdade de Engenharia.
O vídeo, intitulado “Yeast-Powered Space Travel”, explica, passo a passo, a experiência com ajuda de desenhos. As leveduras produzem etanol quando se alimentam e, segundo a hipótese dos três estudantes, se estiverem submetidas à microgravidade espacial, vão estar numa suspensão perfeita para produzir etanol, ao contrário da Terra, em que a gravidade faz com as partículas fiquem agregadas consoante a densidade que têm, o que dificulta um metabolismo mais eficiente.

Viva! no Instagram. Siga-nos.