PUB
Junta da Galiza

Estudo revela que poluição pode ser tão grave para os pulmões como um maço de tabaco por dia

Estudo revela que poluição pode ser tão grave para os pulmões como um maço de tabaco por dia

A poluição atmosférica, especialmente pelo ozono, está a aumentar devido às alterações climáticas e pode acelerar doenças pulmonares tanto quanto fumar um maço de cigarros por dia, indica um estudo, realizado pelas universidades norte americanas de Washington, Colúmbia e Buffalo, que foi publicado, na terça-feira, na revista científica da Associação Médica Americana (JAMA-The Journal of the American Medical Association).

Embora outras investigações tenham já evidenciado uma relação direta entre os poluentes no ar e algumas doenças pulmonares e cardíacas, o estudo em causa demonstra a “associação entre uma exposição prolongada aos principais poluentes atmosféricos, especialmente o ozono, e o aumento do enfisema”, indica a Agência Lusa, de acordo com informação avançada no site do Notícias ao Minuto.

De referir que “o enfisema pulmonar é a destruição do tecido pulmonar, que causa tosse e falta de ar e leva à redução do oxigénio no sangue, o que dificulta a respiração e aumenta o risco de morte”, lê-se, ainda, na nota divulgada.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Joel Kaufman, professor de Ciências Ambientais e Saúde Ocupacional da Universidade de Washington, e um dos principais autores do estudo, sublinhou a surpresa dos investigadores ao verem, nos exames aos pulmões, “como foi forte o impacto da poluição atmosférica na progressão do enfisema, ao mesmo nível dos efeitos do tabagismo, o qual é de longe a causa mais conhecida de enfisema”.

Significa isto, e como concluiu a investigação, que se o nível do ozono no ambiente “aumentar muito em relação ao que se passava há uma década”, terá efeitos “no enfisema idênticos a fumar um maço de cigarros por dia”.

De referir que estes resultados são baseados numa investigação de 18 anos, que envolveu mais de 7 mil pessoas e um exame detalhado da poluição do ar, em seis regiões metropolitanas dos Estados Unidos da América, entre 2000 e 2018.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem