BPI

Festas do Senhor de Matosinhos arrancam a 6 de maio

Festas do Senhor de Matosinhos arrancam a 6 de maio

De 6 a 29 de maio, as festas do Senhor da Matosinhos vão encher o centro da cidade com dança, fogo-de-artifício, artesanato, sardinha assada e muita música. A autarquia espera receber cerca de um milhão de visitantes.

Para o vereador da Cultura Fernando Rocha, “o Senhor de Matosinhos é o maior cartaz que o concelho tem”. Em 2015 terão passado pela festa cerca de um milhão de pessoas, um número que o autarca acredita voltar a ver este ano.
As comemorações do Senhor da Matosinhos arrancam na sexta-feira 6 de maio, dia em que também se inicia na cidade o programa da Capital da Cultura do Eixo Atlântico com um vídeo mapping na Câmara de Matosinhos, ou seja, com “uma grande projeção a 3D” na fachada dos Paços do Concelho acompanhada de música e bailado.
No sábado, dia 7, é inaugurada a XIII edição da Feira de Artesanato de Matosinhos – FAMA.
A partir de dia 10, e até 5 de junho, o Parque Basílio Teles acolhe mais uma edição da Feira do Livro de Matosinhos.
O dia 13 de maio é dia de inaugurar o encontro internacional LEV – Literatura em Viagem, com uma sessão de José Pacheco Pereira, uma exposição de Gonçalo Cadilhe e uma Noite Revivalista pelas bandas Proud Credence e Country Joe.
No sábado 14 de maio será a vez do “grande fogo-de-artifício do senhor de Matosinhos, que todos os anos atrai mais de 100 mil pessoas”, referiu o autarca, prometendo novidades de caráter tecnológico para o espetáculo deste ano.
Na terça-feira 17 de maio é dia do município e também da Eucaristia Solene da Festa do Bom Jesus de Matosinhos, que será presidida pelo bispo do Porto. A cerimónia contará já com as imagens do altar-mor recuperadas pela autarquia que para o efeito investiu 50 mil euros.
As festas de Matosinhos contam sempre com muita música e este ano, para além da habitual animação de rua, terá os concertos de Camané e Cuca Roseta (no dia 20), dos Mundo Secreto (no dia 21) e da Orquestra de Jazz de Matosinhos (no dia 27).
A câmara matosinhense vai comparticipar com 100 mil euros o evento com um orçamento total superior 300 mil euros, adiantou o vereador, lembrando que “a própria festa gera receita” para os vendedores que irão ocupar a Avenida Dom Afonso Henriques e a Praça Guilhermina Suggia de 6 a 29 de maio.

Viva! no Instagram. Siga-nos.