Pingo Doce

Festival de Cinema Aventura 2019

Festival de Cinema Aventura 2019

Festival de Cinema Aventura 2019
12 a 15 setembro, Mercado Municipal de Matosinhos

Durante quatro noites, serão exibidos no Mercado Municipal de Matosinhos mais de 20 filmes e documentários, com histórias que “têm o poder de inspirar, emocionar e provocar reflexão no público”, procurando realizar “algumas mudanças na comunidade e no mundo”. Trata-se de mais uma edição do Festival de Cinema Aventura.

“Queremos celebrar o poder do vídeo para criar pontes entre culturas. Este Festival pretende dar voz às produções nacionais de curtas-metragens sobre diversas temáticas nomeadamente viagens, surf, aventura e montanha. Inspirando-nos a explorar e a proteger o nosso planeta”, explica Tiago Costa, diretor do festival.

Destaque para a presença de convidados internacionais tais como Nathan Thornburgh, editor e correspondente estrangeiro da revista TIME durante 10 anos, e produtor para a CNN da plataforma “Anthony Bourdain: Explore Parts Unknown”. Outras das presenças a salientar é a de Corey Rich, referência incontornável como fotógrafo e realizador de filmes outdoor.

Mas há também importantes nomes nacionais no programa, nomeadamente o de João Garcia, montanhista, marco na história do alpinismo, tendo sido o primeiro português a escalar o Monte Everest, e Eduardo Leal, fotógrafo de referência premiado pelo Sony World Photo Awards, com trabalhos publicados no Washington Post, Time, Al Jazeera, CNN, Bloomberg, The Wall Street Journal e The Guardian.

Se a noite é dedicada às exibições dos filmes, os dias são passados num ambiente de encontro e partilha entre viajantes, exploradores e curiosos. O programa do Festival de Cinema Aventura inclui conferências, exposições fotográficas, festas, workshops, conversas e muitas outras atividades pensadas para promover o sentimento de comunidade e a troca de ideias.

Com entrada gratuita, o evento é organizado pela agência de viagens Nomad em parceria com a Câmara Municipal de Matosinhos.

Clique aqui para ver a programação completa do Festival.

Viva! no Instagram. Siga-nos.