Pingo Doce Sabe Bem

Festival de cinema IndieJúnior vai ter 50 filmes em competição

Festival de cinema IndieJúnior vai ter 50 filmes em competição

“Viagem” é o tema da quarta edição do IndieJúnior — Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil do Porto, que vai decorrer de 28 de janeiro a 2 de fevereiro em vários locais da cidade.

Serão seis dias de cinema, oficinas, conversas e outros eventos para famílias e escolas.

Os palcos desta “viagem” serão o Teatro Municipal do Porto – Rivoli, a Biblioteca Municipal Almeida Garrett, a Casa das Artes (em colaboração com o Cineclube do Porto) e a Reitoria da Universidade do Porto (Casa Comum).

A edição de 2020 do IndieJúnior Allianz é a “mais concorrida de sempre”. Em competição estarão 50 filmes, entre longas e curtas-metragens, ficções, documentários e animações, sendo que a seleção contou com a colaboração de alunos do Colégio Nossa Senhora de Lourdes e Escola Carolina Michaelis, do Porto, bem como da Escola Secundária de Almeida Garrett e EB 2, 3 de Vila D’Este, concelho de Vila Nova de Gaia, no âmbito da iniciativa Eu Programo em Festival de Cinema, organizada em parceria com o Programa Paralelo do Rivoli.

O festival alargou este ano as parcerias, envolvendo ainda mais jovens, com projetos conjuntos com o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Escola Artística Soares dos Reis, Escola Profissional do Centro Juvenil de Campanhã, Osmope e Escola Secundária de Arouca.

O IndieJúnior deste ano fará uma viagem à obra do realizador Norman McLaren, descrito pela diretora do festival, Irina Raimundo, como “precursor no cinema de animação, um experimentalista”.

Destaque ainda para o Cinema de Colo que, a 1 e 2 de fevereiro no auditório do Rivoli, terá várias sessões dedicadas a bebés com idade a partir dos três meses.

Além de conferências e oficinas, conversas com realizadores e debates, bem como a exposição ‘Ecos de Vigem’ que poderá ser visitada na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, o programa também conta com a rubrica ‘O Meu Primeiro Filme’, na qual a rapper Beatriz Gosta, o diretor da Casa do Cinema Manoel de Oliveira, António Preto, e a realizador Regina Pessoa foram convidados a escolher filmes, tendo selecionado, respetivamente, “O Clube dos Poetas Mortos”, “E.T. O Extraterrestre” e “Quimera do Ouro”.

“No programa especial de sessões dedicadas a toda a família, ‘Arriscar é Preciso!’, a sábado dia 1 de fevereiro no Rivoli, com uma sessão de curtas metragens, onde se propõe uma ida à floresta de neve, um longo dia numa praia cheia de gente e uma lição de bicicleta. No mesmo dia, pela tarde, ‘A Nossa Família’ é vista sobre todos os prismas, numa sessão que de curtas metragens que olha as particularidades de diferentes seios familiares. E porque ir ao cinema é colocar ‘Todos a Bordo’, no dia 2 de fevereiro, domingo, cabem todos numa sessão de cinema que conta com astronautas, animais a despedirem-se do outono ou uma mergulhadora que nos leva ao mais profundo dos mares”.

Na cerimónia de encerramento do festival, “O Barco”, de Buster Keaton, será musicado ao vivo por alunos da Associação Porta-Jazz.

Os bilhetes para o IndieJúnior Allianz – Festival de Cinema Infanto-juvenil já estão disponíveis para compra através da rede da BOL (www.bol.pt).

PUB
Pingo Doce Sabe Bem

Viva! no Instagram. Siga-nos.