Recheio

Frente Atlântica acolhe Campeonato da Europa de Vela Laser

Frente Atlântica acolhe Campeonato da Europa de Vela Laser

O Campeonato Europeu de Vela Laser 2019, que decorrerá entre 18 e 25 de maio, volta a juntar os municípios do Porto, Matosinhos e Vila Nova de Gaia num projeto desportivo internacional.

Os melhores velejadores do mundo da classe olímpica Laser vão competir o título europeu da modalidade nas águas da Frente Atlântica (Porto, Matosinhos e Gaia).

Apesar de ser um Europeu, a prova “é aberta a todos os países”, disse o diretor de prova, Diogo Barros, sendo que, entre os inscritos, encontram-se países como os “Estados Unidos, as Ilhas Seicheles, a China, a Austrália ou a Nova Zelândia”.

Serão cerca de 350 velejadores a participar naquela que é já uma das competições mais importantes do calendário internacional e que também servirá para a qualificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. De referir que está já confirmada a participação de vinte e três dos 25 melhores velejadores do mundo.

Portugal irá “competir com 30 velejadores”, velejadores distribuídos pelas categorias Laser Standard (masculino e olímpico), Laser Radial (feminino e olímpico) e Laser Radial OPEN.

O campeonato será disputado todo em mar, em dois campos de regata: um frente às praias de Vila Nova de Gaia e outro ao largo das cidades do Porto e de Matosinhos.

A organização do evento é repartida pela Academia de Vela BBDouro e pela Douro-Marina em parceria com os municípios do Porto, Vila Nova de Gaia e Matosinhos.

O Laser é um barco ide classe olímpica com regatas disputadas em “one design”, apenas por um velejador. Conhecido por ser um barco que exige muito da capacidade física do tripulante, é considerado o barco de regata mais popular do mundo.

Viva! no Instagram. Siga-nos.