Pingo Doce

Futuro Mercado do Bolhão com lugares vagos para comerciantes

Futuro Mercado do Bolhão com lugares vagos para comerciantes

A proposta de Regulamento do Mercado do Bolhão, no Porto, vai entrar em período de consulta pública por 30 dias, após ter sido aprovada por unanimidade na reunião de câmara de segunda-feira. Rui Moreira adiantou que existem 42 bancas, 12 lojas exteriores e seis espaços para restaurantes por ocupar no ‘novo’ Mercado.

O projeto de Regulamento do Mercado do Bolhão “terá por objeto definir um conjunto de normas relativas à organização, funcionamento, disciplina, limpeza e segurança interior do Mercado do Bolhão e consequente alteração ao Código Regulamentar do Município do Porto”, refere a proposta assinada pelo vereador da Economia, Turismo e Comércio, Ricardo Valente, citada pelo portal de notícias da autarquia.

Serão dados 30 dias úteis para a consulta popular e para a recolha de sugestões, a partir de anúncio “a contar da publicação no sítio institucional do município”.

Segundo apontou o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, “Atualmente, há 102 bancas ocupadas e temos 42 bancas que estão livres”. Estas serão colocadas em hasta pública, de acordo com as condições pré-definidas, disse o autarca. Relativamente aos restaurantes, dez estão ocupados, “sendo que há uma capacidade adicional de seis, que estão livres”. No que diz respeito às lojas exteriores que circundam o quarteirão do Bolhão, são contabilizados 50 espaços comerciais, dos quais “38 estão ocupados e 12 estão livres”, especificou Rui Moreira.

Os concursos “serão lançados assim que aprovado o Regulamento, pois não poderemos lançá-los sem ter os critérios e as regras do mercado” devidamente enquadrados, esclareceu o presidente da Câmara do Porto.

Questionado sobre a data prevista para a conclusão da obra de restauro do Mercado do Bolhão, Rui Moreira disse que a previsão aponta para maio de 2020. Contudo, e como já salientou outras vezes, “sabemos quando as obras começam, mas nunca sabemos quando acabam”.

Viva! no Instagram. Siga-nos.