Pingo Doce

Gaia inicia instalação de rede Wi-Fi na beira-rio

Gaia inicia instalação de rede Wi-Fi na beira-rio

A rede Wi-Fi de acesso controlado e gratuito irá cobrir, numa primeira fase, a totalidade da área pedonal junto ao rio, desde a ponte até ao Cais de Gaia, contemplando depois o Jardim do Morro, o Largo de General Torres e a Serra do Pilar. O projeto representa um investimento de 150 mil euros, financiado pelo Turismo de Portugal em 50 mil euros.

“A Câmara Municipal de Gaia já iniciou a instalação dos equipamentos ativos que permitirão a disponibilização de uma rede Wi-Fi de acesso controlado e gratuito, suportada na infraestrutura de fibra ótica da autarquia, que irá cobrir a zona pedonal do Centro Histórico, Jardim do Morro, Largo de General Torres e Serra do Pilar”, anuncia a autarquia, em comunicado.

Numa primeira fase, a cobertura desta rede irá abranger a totalidade da área pedonal junto ao rio, desde a ponte até ao Cais de Gaia. Serão instalados 17 AP’s (Pontos de Acesso) e seis Link’s rádio, “em locais definidos estrategicamente, garantindo, assim, a melhor eficácia desta cobertura”. Segundo explica a autarquia, “estão excluídas a própria zona do Cais de Gaia para não gerar interferência com outras redes aí instaladas, a zona interior do Mercado da Beira Rio e a área envolvente à igreja de Santa Marinha”.

Esta primeira fase deverá terminar em meados de setembro, sendo que o serviço será disponibilizado de forma faseada, de acordo com a evolução da instalação.

Já na zona do Jardim do Morro, Largo de General Torres e Serra do Pilar, a instalação dos equipamentos deverá iniciar durante a segunda semana do próximo mês.

O projeto, que representa um investimento de 150 mil euros, financiado pelo Turismo de Portugal em 50 mil euros, surge na sequência de uma candidatura do Município de Gaia ao Programa Valorizar – linha de apoio à disponibilização de redes Wi-Fi do Turismo de Portugal.

Viva! no Instagram. Siga-nos.