BPI

Gaia quer alargar cheques-oferta para material escolar ao ensino profissional e artístico

Gaia quer alargar cheques-oferta para material escolar ao ensino profissional e artístico

O alargamento do cheque-oferta aos alunos do ensino profissional e artístico de Vila Nova de Gaia custará 1,4 milhões de euros à autarquia.

“É uma forma de valorizarmos, dentro da escola pública, estas áreas em concreto. Num caso, o do profissional, às vezes é visto como uma área menor, enquanto no caso do ensino artístico parece área de nicho. Queremos colocar tudo no mesmo patamar. Estamos a falar de um cheque-oferta que vai desde o 1.º ciclo até ao 12.º ano”, explicou o presidente da Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, citado pela Rádio Nova.

O alargamento do cheque-oferta, que abrange cadernos de atividades e material escolar, ao ensino profissional e ensino artístico vai permitir apoiar mais 4.000 alunos, num total de 35.000, explicou à Lusa o autarca, acrescentando que tal custará ao município 1,4 milhões de euros.

A medida, que vai ser discutida e votada na segunda-feira em reunião do executivo, deverá entrar em vigor já no próximo ano letivo.

Também na segunda-feira, a Câmara de Vila Nova de Gaia vai discutir a adesão à Associação das Cidades Educadoras, uma entidade de âmbito internacional na qual, segundo Eduardo Vítor Rodrigues, se desenvolvem “as melhores práticas na área da educação, particularmente na componente municipal”.

“Queremos participar num fórum mais alargado de troca de experiências e boas práticas. Gaia tem trabalhado este setor, o da Educação, com várias apostas, mas julgo que esta adesão pode culminar num aprofundamento do que estamos a fazer”, referiu o autarca.

Eduardo Vítor Rodrigues acrescentou que quer “transformar as medidas atuais nesta área numa rede coerente de respostas sociais” para que o concelho seja “um território de futuro, inteligente e em que a escola seja verdadeiramente a âncora da coesão social”.

PUB
lerlevanosmaislonge.pingodoce.pt/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=240919-maislonge5&utm_campaign=lermaislonge

Viva! no Instagram. Siga-nos.