Pingo Doce

Gaia vai ter o primeiro posto de abastecimento de hidrogénio do país

Gaia vai ter o primeiro posto de abastecimento de hidrogénio do país

O Fundo Ambiental aprovou a candidatura da autarquia para a construção de um posto de abastecimento de hidrogénio em Vila Nova de Gaia. Será o primeiro do país.

A construção do posto está orçada em cerca de 1,5 milhões de euros, sendo que metade será paga pelo Fundo Ambiental e a outra metade distribuída pela autarquia de Gaia e parceiros da candidatura.

Segundo o presidente gaiense, Eduardo Vítor Rodrigues, citado pela Rádio Nova, este será “o primeiro posto de abastecimento de hidrogénio do país”, seguindo-se a colocação de um segundo em Lisboa.

A data de abertura ainda não é conhecida, mas o autarca adiantou à Agência Lusa que o prazo da obra é de nove meses.

“O Município cede o espaço e tem uma participação na verba, mas nada tão significativo como a do Fundo Ambiental ou a dos parceiros [empresas do setor e gasolineiras]. E uma das mais-valias é que quando o Município vier a ter, como se prevê no futuro, veículos movidos a hidrogénio, pode abastecer lá”, referiu o presidente gaiense.

Eduardo Vítor Rodrigues considera este investimento “uma aposta de futuro” já que, recordou, o concurso para aquisição de novos veículos para a Sociedade de Transportes Públicos do Porto (STCP) também inclui compra de frota movida a hidrogénio.

De acordo com o protocolo aprovado por unanimidade em reunião camarária de segunda-feira, a autarquia vai ceder em regime de direito de superfície parte de um terreno localizado na rua Almeida Garrett, na freguesia de Oliveira do Douro, confinante com o Parque da Lavandeira.

PUB
lerlevanosmaislonge.pingodoce.pt/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=240919-maislonge5&utm_campaign=lermaislonge

Viva! no Instagram. Siga-nos.