CIN

Galeria sala117 reabre este sábado com inauguração da exposição “A Corrida”

Galeria sala117 reabre este sábado com inauguração da exposição “A Corrida”

Dois meses depois de ter encerrado ao público, devido à covid-19, a Galeria sala117 prepara-se para reabrir este sábado, 23 de maio, com a inauguração da exposição “A Corrida”, da artista plástica Luísa Abreu.

A decorrer entre as 14h30 e as 19h30, a inauguração acontece seguindo todas as orientações recomendadas pela Direção-Geral da Saúde, nomeadamente a utilização obrigatória de máscara, o distanciamento social e a lotação reduzida de espaço, asseguram os promotores.

“A Corrida” reúne os trabalhos mais recentes da artista, com “materiais diversos, que se transformam e sobrepõem num ambiente expositivo que evoca fortemente o jogo” e conta ainda com dois textos – um da artista Catarina Real e outro do curador e investigador João Terras – sobre a sua prática artista recente.

“Todas as obras apresentadas habitam um espaço de jogo de tabuleiro que se estende massivamente pelas paredes da sala maior da galeria. O método de apresentação explica-se pelo seu processo de trabalho e pesquisa recentes que se relacionam com um ambiente de jogo, de movimento e território, onde objetos como tabuleiros de jogo, alvos, escadas, bandeiras ou obstáculos são peças de estratégia num mapa imaginário para uma qualquer meta, vitória ou derrota. Uma corrida na parafernália das possibilidades infinitas”, resumem, em comunicado.

“A sorte e o azar entrecruzam-se nesta exposição revelando a dificuldade na tomada de posição e direção, apresentando-se múltiplos caminhos através de um grande número de peças realizadas com materiais distintos, que se sobrepõe e escondem por todo o espaço expositivo”.

A Galeria sala117 revela ainda que será também lançado o catálogo da exposição “A Corrida”, numa colaboração entre a artista e a designer Joana Paulino, em data ainda a anunciar. “Pretende-se que o livro seja também ele reflexo da exposição, integrando diferentes formatos de papel, desdobráveis e sobreposições, para além dos textos que o percorrem, com mais ou menos regras, de Catarina Real, João Terras e Maria Bernardino”.

A exposição pode ser visitada até ao dia 11 de julho, de terça-feira a sábado entre as 15h00 e as 19h00.

Galeria sala117
Rua Damião de Góis 200
Porto

Foto: Filipe Braga

PUB
Pingo Doce Sabe Bem

Viva! no Instagram. Siga-nos.