BPI

Gondomar e Póvoa de Lanhoso organizam prova de ciclismo “em honra” da filigrana

Gondomar e Póvoa de Lanhoso organizam prova de ciclismo

A Rota da Filigrana’19 é uma prova em linha de ciclismo, integrada no calendário velocipédico nacional e reservada às categorias elites e de sub-23. Está marcada para o dia 14 de setembro.

Promovida pelos municípios de Gondomar e da Póvoa de Lanhoso, a prova de ciclismo “Rota da Filigrana” pretende valorizar aquela arte milenar de trabalhar o ouro e a prata, bem como fomentar a prática desportiva e o crescimento económico e turístico dos dois territórios. O protocolo assinado compromete os dois municípios a promover a competição durante os próximos três anos.

A Rota da Filigrana’19, que se disputará a 14 de setembro, terá 132 quilómetros de ligação em linha entre Gondomar e Póvoa de Lanhoso. Está prevista a participação das grandes formações do pelotão nacional, num total entre 130 a 150 ciclistas, e o percurso contempla três contagens para o Prémio de Montanha, em Penafiel, Barrosas e Felgueiras.

No dia 15 de setembro, terá lugar o “grandfondo”, com partida e chegada na Póvoa de Lanhoso e com um percurso de 112 quilómetros.

A organização espera cerca de 500 participantes, já que se trata de uma prova aberta a atletas federados e não federados, com 16 anos de idade mínima.

De recordar que em 2018, os municípios da Póvoa de Lanhoso e Gondomar assinaram um outro protocolo, com vista à certificação da Filigrana de Portugal.

A filigrana é uma arte milenar que exige aos artesãos um trabalho de minúcia no tratamento de pequenos fios de ouro e prata torcidos e depois aplicados em estruturas com várias formas, que resultam em peças de joalharia.

Viva! no Instagram. Siga-nos.