PUB
Junta da Galiza

Jangada Teatro estreia “Alecrim vs Manjerona” no Porto

Jangada Teatro estreia “Alecrim vs Manjerona” no Porto

“O amor é a coisa mais importante do mundo. Milhões de pessoas passam as suas vidas à procura do amor verdadeiro e são infinitas as histórias sobre ele. […] E foi para descobrir se hoje ainda é possível o amor – não à primeira vista, mas sem qualquer tipo de vista – que nos lançamos na aventura de descobrir os Alecrins e Manjeronas do Portugal de hoje”. É desta forma que a Voz, personagem ‘omnipresente’, dá início a Alecrim vs Manjerona, a nova criação da Jangada Teatro que estreia esta quinta-feira, 17 de outubro, no Mosteiro de São Bento da Vitória.

O espetáculo é uma nova visão de Guerras do Alecrim e Manjerona, uma obra de teatro do século XVIII, de António José da Silva, sobre jovens que se apaixonam sem saberem quem são, e que pertencem a clubes rivais. Os encenadores Ana Saltão e Rui Oliveira quiseram “retirá-la” da sociedade setecentista, adaptando-a ao universo dos reality shows, que, atualmente, enxameiam os dias televisivos, explica o comunicado enviado à VIVA!.

 “A Jangada Teatro há muito que vem colocando as marionetas ao serviço dos grandes clássicos da literatura e, depois de vinte anos a fazê-lo, pareceu-nos chegada a hora de incluirmos no nosso repertório aquele que é ainda hoje, em Portugal, o único autor que escreveu exclusivamente para bonifrates”, lê-se no programa do espetáculo.

Tendo sido escrito em verso, Jorge Palinhos reescreveu o texto mantendo o tom de farsa e as personagens estereotipadas “que exploram um conjunto de situações de humor, expondo a falsidade das relações humanas, movidas por intrigas e esquemas para atingir fins egoístas”. “Três séculos depois, estaremos assim tão distantes dos valores vigentes em 1737? Ou a forma de nos relacionarmos com os outros – e procurarmos o amor – só mudou na sua forma e não no seu conteúdo?”, questiona.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O espetáculo estreia às 21h00 e estará em cena no palco do Mosteiro de São Bento da Vitória até domingo, dia 20. Sexta-feira pode ser visto às 15h00 e às 21h00, sábado às 19h00 e domingo às 16h00.

O preço dos bilhetes é de 10 euros.

Foto: Susana Neves

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem