BPI

João Rodrigues vence a Volta a Portugal

João Rodrigues vence a Volta a Portugal

João Rodrigues, da W52 – FC Porto, é o vencedor da 81.ª Volta a Portugal em bicicleta, dando, assim, à equipa a quarta vitória consecutiva na mais prestigiada competição velocipédica do país, depois dos triunfos de Rui Vinhas, em 2016, e de Raúl Alarcón, nos anos seguintes.

O ciclista algarvio partiu para a última etapa atrás do camisola amarela, Jóni Brandão, por centésimos de segundo, mas conseguiu ser o mais rápido no contrarrelógio individual, entre Vila Nova de Gaia e Porto, conseguindo fazer os 19,5 quilómetros do percurso em 27 minutos, 31 segundos e 33 centésimos, menos 15 segundos do que António Carvalho (W52-FC Porto) e 27 do que o ciclista da Efapel. 

A formação portista contou, assim, com três corredores nos quatro primeiros lugares da 10.ª e última etapa. António Carvalho foi o segundo classificado e Gustavo Veloso ficou no quarto posto. Os dragões Samuel Caldeira (7.º), Edgar Pinto (9.º) e Ricardo Mestre (10.º) também ficaram no top-10 da corrida. Por sua vez, Daniel Mestre alcançou o 18.º lugar.

Em declarações ao Porto Canal, na altura da consagração, a felicidade estava estampada no rosto de João Rodrigues, que confessou ser “fantástico e mágico ganhar no Porto”. “Foi uma Volta bastante disputada até aos últimos metros. É incrível como o primeiro e segundo classificados tinham o mesmo tempo à entrada para a última etapa. Foi uma competição memorável para os adeptos do ciclismo. Estou muito feliz”, acrescentou, agradecendo, ainda, a todos os portistas e responsáveis da W52-FC Porto.

Igualmente feliz estava Jorge Nuno Pinto da Costa, que acompanhou parte do contrarrelógio no carro da equipa. “Foi uma vitoria especial, justíssima e esperada. Para além de grandes valores, esta equipa tem um espírito de união e solidariedade que a tornam a melhor. Hoje no contrarrelógio, em que não há ajudas, mostrámos que somos os melhores. Acompanho sempre as provas da nossa equipa e acreditava piamente que íamos ganhar”, revelou.

O presidente do clube azul e branco garante que é sempre muito bom ganhar no Porto, mas que, festejar, há dois anos no Rossio, em Lisboa, também lhe deu uma “particular satisfação”. “O segredo para o sucesso é serem os melhores e depois é o espírito de amizade que se nota que há entre eles, na estrada e fora dela, e que é um suplemento decisivo. Não é para qualquer equipa colocar quatro ciclistas entre os cinco primeiros da geral”, disse, ainda, de acordo com a página oficial dos dragões.

Recorde-se que João Rodrigues já tinha vencido, este ano, a Volta ao Alentejo.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/livro-de-receitas-pingo-doce/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=281119-ta5&utm_campaign=livrodereceitas

Viva! no Instagram. Siga-nos.