BPI

Laboratório para as Tecnologias da Indústria 4.0 é inaugurado no Porto

Laboratório para as Tecnologias da Indústria 4.0 é inaugurado no Porto

Chama-se iilab (Industry and Innovation Lab) e é o novo laboratório do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) dedicado às Tecnologias Avançadas de Produção, em particular da Indústria 4.0, a ser inaugurado na próxima terça-feira, 28 de maio. Segundo o centro de investigação, o novo espaço tem como missão “demonstrar e divulgar conceitos e tecnologias avançadas para a digitalização da produção incluindo robótica, automação, simulação, realidade virtual e aumentada, sistemas de apoio à decisão e sistemas ciber-físicos”.

Equipado com 12 robôs com aplicações em diferentes setores industriais, o iilab será um local “de experimentação, prototipagem e formação avançada” especialmente vocacionado para “empresas industriais utilizadores e desenvolvedoras de tecnologias”. Alguns exemplos das suas áreas de atuação são a indústria automóvel e aeroespacial e a indústria alimentar. Mas, “outros exemplos de aplicações transversais à indústria vão estar presentes no laboratório”, asseguram.

 Para Luís Carneiro, administrador executivo do INESC TEC, o desejo é que o laboratório seja “um espaço aberto para potenciar a colaboração entre comunidade industrial e académica”. “O nosso objetivo é, recorrendo às soluções tecnológicas de que dispomos e ao nosso know-how científico, ter um papel preponderante na competitividade da economia nacional”, reforça.

A inauguração do iilab integra-se no Demonstrador Tecnológico “Tecnologias de Produção e Sistemas Ciber-físicos”, promovido pela Agência Nacional de Inovação (ANI). De acordo com o Instituto, deverão estar presentes, na sessão de inauguração do laboratório, o secretário de Estado da Economia, João Correia Neves, o presidente do Conselho de Administração da ANI, Maldonado, e o presidente do INESC TEC, José Manuel Mendonça.

Viva! no Instagram. Siga-nos.