Pingo Doce - Alimentação equilibrada

Maria do Mar, símbolo da cidade de Matosinhos

Maria do Mar, símbolo da cidade de Matosinhos

Chama-se Maria do Mar, é peixeira, foi pensada pela designer de moda Maria Gambina e criada por um grupo de 20 utentes da Associação Rumo à Vida.

As peixeiras são um símbolo de Matosinhos e uma referência histórica e cultural do concelho. A partir de cabaças, foram criadas bonecas artesanais que representam as peixeiras, com as suas camisas, saias, aventais e lenços.

Para executar este projeto, a Associação Rumo à Vida contou com o apoio da Câmara Municipal do Porto e do Mar Shopping que, no âmbito da sua responsabilidade social, doou, para o efeito, 31.200 euros.

Esta verba foi aplicada na aquisição e montagem de uma estufa para a produção de cabaças, na comparticipação de encargos com técnicos afetos ao projeto, e na compra de materiais como tintas, colas, pincéis, produtos de maquilhagem, tecidos, rendas e linhas.

Batizadas de “Maria do Mar”, as bonecas encontram-se agora à venda na barraquinha da instituição, nas Festas do Senhor de Matosinhos. A verba resultante da venda será aplicada no Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) da Associação Rumo à Vida.

A associação pretende produzir mil bonecas por ano. No Natal deste ano, entre 23 de novembro e 23 de dezembro, a Rumo à Vida terá um espaço num mercadinho tradicional onde irá vender as Marias do Mar, além de outros produtos manufaturados pelos jovens que frequentam o Centro de Atividades Ocupacionais da associação.

Para Luísa Salgueiro, presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, o resultado final do trabalho realizado, que considerou “virtuoso”, representa bem “a conjugação de vontades” num projeto comum e que presta “uma belíssima homenagem às nossas peixeiras”.

Sobre a Associação Rumo à Vida
Fundada em 2007, a Associação Rumo à Vida é uma Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos, que apoia crianças e jovens com deficiência, oferecendo as valências de ensino especial até aos 18 anos e um Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) a partir dos 18 anos de idade.
Desde setembro de 2015 que ocupa as instalações da antiga Escola Básica do Seixo, em S. Mamede Infesta, cedidas pela Câmara Municipal de Matosinhos.
A Associação Rumo à Vida procura dar aos seus utentes aptidões e competências laborais com vista à integração na vida ativa.

Foto: Câmara Municipal de Matosinhos

Viva! no Instagram. Siga-nos.