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Matosinhos define regras para operadores de trotinetes e bicicletas elétricas

Matosinhos define regras para operadores de trotinetes e bicicletas elétricas

A Câmara Municipal de Matosinhos analisa esta terça-feira as regras e condições para acolher os operadores de trotinetes e bicicletas elétricas com motor e de uso partilhado sem doca.

A operação deverá ocorrer de modo a não causar perturbações à circulação e a não prejudicar a acessibilidade e segurança de pessoas e bens na via e espaços públicos, nomeadamente a de pessoas com mobilidade reduzida, refere a proposta “Memorando de Entendimento para os Operadores de Trotinetes/Bicicletas Elétricas sem Doca”, que vai ser votada esta terça-feira à tarde, em reunião pública do executivo municipal.

O operador deverá disponibilizar as trotinetes/bicicletas com motor nos locais destinados para o efeito, nomeadamente nos “pontos de partilha” cuja localização e instalação serão previamente autorizados pela Câmara de Matosinhos. Segundo o documento, o operador deverá garantir que às 07h00 a horas a totalidade da sua frota se encontre nos `hotspots´ e que não haja veículos tombados no chão

“Devidos às características de uma grande parte dos pavimentos das rodovias do concelho de Matosinhos, em cubos de granito, as trotinetes disponibilizadas pelos operadores deverão possuir suspensão hidráulica, travões mecânicos e rodas de 10 polegadas”, determina ainda a proposta, segundo a agência Lusa, citada pelo Diário de O operador compromete-se também a contribuir para a descarbonização de Matosinhos, em função da atividade desenvolvida. Assim, deverá facilitar a integração com a plataforma tecnológica AYR, de forma a possibilitar a quantificação, valorização e transação das emissões de carbono evitadas com a sua utilização.

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Apesar de ainda não haver propostas concretas, o vereador do Transportes e da Mobilidade, José Pedro Rodrigues, adiantou à Lusa que este novo transporte deverá estar no terreno “provavelmente antes do Verão”.

O inquérito à mobilidade nas áreas metropolitanas do Porto e Lisboa, realizado pelo Instituto Nacional de Estatísticas em 2017, revelou que 62% das deslocações diárias em Matosinhos são efetuadas em transporte individual.

“O Município de Matosinhos tem realizado um conjunto de investimentos nos modos suaves/ativos, nomeadamente através da criação de uma infraestrutura de suporte às mobilidades ciclável e partilhada, entre outras atividades que visam encorajar e promover o uso de modos ativos e alternativos ao automóvel particular”, lê-se na proposta.

O documento salienta que a promoção da utilização dos modos suaves, como alternativa ao automóvel, em deslocações de curta distância ou como complemento do transporte público, é uma medida que poderá contribuir para a adoção de hábitos de transporte mais sustentáveis.

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