Recheio

Matosinhos leva a sala de cinema até sua casa

Matosinhos leva a sala de cinema até sua casa

Recordar a inauguração do Porto de Leixões, o naufrágio do Veronese 1913 ou as Festas do Senhor de Matosinhos de 1967. Embarque numa viagem pela história da cidade de Matosinhos ao assistir aos oito filmes disponibilizados pela autarquia.

“Levamos a sala de cinema até si.” É esta a proposta da Câmara Municipal de Matosinhos, que disponibiliza, na sua página oficial, sete filmes – a maioria do século passado e da autoria dos Serviços Cinematográficos do Exército Português –  que documentam a identidade dos matosinhenses.

Vai poder conhecer o U-1277, o submarino alemão afundado em Matosinhos,ou recordar a construção do Porto de Leixões, o naufrágio do transatlântico “Veronese” na praia de Leça da Palmeira, o transporte ferroviário da pedreira de S. Gens até Leixões, as festas do Senhor de Matosinhos durante o Estado Novo, as lavadeiras do rio Leça, a rua Brito Capelo, as praias de Matosinhos e de Leça da Palmeira, além de muitos monumentos emblemáticos do concelho como o Farol da Boa Nova, a Capela da Boa Nova, a Capela de S. Brás, o Mosteiro de Leça do Balio, a Capela de Sant’Ana, a Igreja do Bom Jesus de Matosinhos ou o Senhor do Padrão.

Pode ainda ver – ou rever – o vídeo promocional turístico de Matosinhos, lançado há um ano no QSP Summit, o maior evento de marketing da Europa, que conta a história de Pedro e Inês, “duas pessoas com percursos de vida diferentes, mas que se cruzam novamente no nosso Concelho para um final feliz”.

Pedro é um pescador, que adora o mar, o surf, os amigos e o futebol. Inês é uma arquiteta que, depois de uma experiência profissional no estrangeiro, regressa a casa, à terra onde nasceu, à tradição e às memórias, mas que descobre uma cidade diferente, moderna… nova!

“Esta história de amor é um brinde ao passado, mas sobretudo ao futuro de Matosinhos. Para o futuro de todos, fique em casa. Levamos a sala de cinema até si.”, apela a autarquia, que “manifesta a sua profunda solidariedade e gratidão para com todos os que permanecem em casa, ajudando, dessa forma, no combate à pandemia do COVID 19”.

Para assistir aos filmes, basta clicar aqui.

PUB
www.pingodoce.pt/produtos/take-away/encomendas/pascoa/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=300320-ta5&utm_campaign=takeawaypascoa

Viva! no Instagram. Siga-nos.