PD - revista Sabe Bem

Museu FC Porto: “Objeto do Mês” e “Cintilações” para visitar em exposições virtuais

Museu FC Porto:

A crise pandémica que Portugal enfrenta obriga a que os cidadãos fiquem resguardados em casa e se ausentem apenas em situações estritamente necessárias. Consciente destes limites, o Museu FC Porto preparou conteúdos reforçados para os meses de março e abril na sua página oficial e na aplicação FC Porto Museu & Tour.

Assim, partindo do “Objeto do Mês” de março, todos os utilizadores da aplicação e/ou da página do Museu têm até ao próximo dia 31 para conhecer o “Quadro Manchester United FC”, oferecido em 2004 ao FC Porto, quando o clube inglês foi eliminado pelos Dragões na caminhada azul e branca rumo ao título na UEFA Champions League.

Depois desta peça de coleção, o Museu adianta que o mês de abril trará “outra preciosidade saída das Reservas”. “Num conjunto de pratos pintados à mão vão ser servidas memórias de dois jogos com o Villarreal CF na Liga Europa de 2011, essa mesmo, a do sétimo título internacional do clube, em futebol”, revela.

A aplicação do Museu & Tour e o site do Museu recebem também, a partir do mês de abril, a exposição temporária “Objeto do Mês – Ano 2019”. Depois de ter atraído o público à Sala Multiusos do Museu, a mostra iria sair fora de portas, até à Baixa da cidade, mas as medidas de contenção face a propagação da Covid-19 levaram ao encerramento temporário do Museu FC Porto, assim como à suspensão desse e de outros momentos de programação, que aguardam reagendamento. Até lá, a exposição “ganha uma nova dimensão” e vai ao encontro de todos em formato virtual, percorrendo as 12 apresentações do “Objeto do Mês” do ano passado.

O Espaço João Espregueira Mendes é outro dos pontos disponibilizados aos utilizadores da aplicação FC Porto Museu & Tour, onde poderá ver, virtualmente, a exposição temporária “Cintilações: obras maiores do séc. XX na coleção Ilídio Pinho”, enriquecida com textos de Miguel von Hafe Pérez, curador do EJEM, sobre cada uma das 24 obras apresentadas e os 18 autores reunidos: Almada Negreiros, Álvaro Lapa, Amadeo Souza-Cardoso, Ângelo de Sousa, Arpad Szenes, Augusto Gomes, Eduardo Batarda, João Vieira, Jorge Barradas, Jorge Pinheiro, Júlio, Júlio Pomar, Júlio Resende, Manuel Rosa, Mário Eloy, Nikias Skapinakis, Paula Rego e Vieira da Silva.

PUB
Pingo Doce Sabe Bem

Viva! no Instagram. Siga-nos.