CIN

Museu Nacional da Imprensa inaugura exposição virtual ‘24/25 Abril nos Cortes’

Museu Nacional da Imprensa inaugura exposição virtual ‘24/25 Abril nos Cortes’

O Museu Nacional da Imprensa (MNI) assinala o Dia da Liberdade com a inauguração da exposição virtual ‘24/25 Abril nos Cortes’.

A mostra evoca a ‘revolução dos cravos’ de 1974 pelo lado dos mecanismos censórios que vigoraram em Portugal durante 48 anos (desde 1926) e que foram liquidados pelo Movimento das Forças Armadas.

Segundo avança a plataforma Pportodosmuseus.pt, são apresentadas cerca de quarenta exemplos de como o “‘lápis azul’ foi transversal à rádio e televisão, aos livros, ao associativismo, ao cinema e teatro e à própria imprensa escrita”.

A exposição apresenta também alguns dos cartazes icónicos que surgiram logo após a queda do Estado Novo, bem como textos alusivos à libertação e à esperança trazidas pelos ‘capitães de Abril’.

São ainda apresentadas fotografias da presença dos ‘Capitães de Abril’ Vasco Lourenço, Otelo Saraiva de Carvalho e Pezarat Correia, figuras emblemáticas da revolução, em momentos evocativos do 25 de Abril.

A exposição, que tem a curadoria do diretor do MNI, Luiz Humberto Marcos, pode ser visitada, até 30 de setembro, em www.museudaimprensa.pt.

A iniciativa é apoiada pela Associação 25 de Abril e pela Secretaria Geral da Presidência do Conselho de Ministros.

PUB
Pingo Doce Sabe Bem

Viva! no Instagram. Siga-nos.