Pingo Doce - Alimentação equilibrada

Nova empresa de transportes de Matosinhos pronta em maio

Nova empresa de transportes de Matosinhos pronta em maio

A ViaMove veio substituir a Resende, mas a nova operadora de transportes públicos de Matosinhos –  a Maré – só vai estar em pleno funcionamento em maio, informou o vereador da mobilidade e transportes da Câmara de Matosinhos.

A empresa ViaMove – detida em 51% pelo grupo Barraqueiro e nos restantes 49% pela Resende – não concluiu a renovação da frota e o melhoramento de todo o serviço até ao final de março, como previsto.

Segundo explicou o vereador José Pedro Rodrigues, citado pelo Jornal de Notícias, a empresa “só conseguiu contratar até agora 14 dos 30 motoristas necessários”, o que tem implicações no incumprimento dos horários. O responsável disse ainda que houve “atrasos não previstos” na reconversão dos autocarros, considerando que foi uma “meta ambiciosa” prever apenas três meses para que a transformação fosse concluída.

No entanto, o vereador assinalou melhoramentos significativos nos veículos que transitaram da anterior operadora, estando já a circular, entre novos ou seminovos e recondicionados, cerca de 30 autocarros com a marca Maré – metade daquela que era a frota da Resende.

José Pedro Rodrigues lembrou que o plano metropolitano prevê a criação de mais cinco linhas de autocarros no concelho de Matosinhos, alargando assim a cobertura de 143 para 190 quilómetros. O serviço da Via Norte (a partir da Trindade, no Porto) será reposto, haverá ligações entre Lavra e Vilar do Pinheiro, Lavra e zona empresarial do Mar Shopping, Exponor e estação de metro da Senhora da Hora, e aeroporto (Maia) e Viso (também no Porto), com passagem por vários pontos de Matosinhos.

Viva! no Instagram. Siga-nos.