BPI

Nutrição: 8 alimentos indispensáveis no inverno

Nutrição: 8 alimentos indispensáveis no inverno

No outono e no inverno, há que mudar o elenco à mesa, com alimentos reconfortantes, para acompanhar pratos também eles mais calóricos (sem abusos). O que lhe trazemos é natural, com sabor bem português. Oito ingredientes nascidos em território luso.

Abóbora

Inclua-a em sopas, saladas quentes, assados.

Da mesma família do melão e da melancia, a abóbora contém uma grande quantidade de fibras e minerais essenciais e antioxidantes. Trata-se de um alimento rico em vitamina C e zinco. Possui um baixo valor energético de apenas 9 Kcal por 100g e vários tipos de carotenóides na polpa do fruto (que lhe dá a cor laranja e amarela). Possui quantidades apreciáveis de potássio e outras vitaminas e minerais como o ferro, cálcio, magnésio, vitaminas B e C.

Espinafre

Inclua-o em sopas, saladas quentes, sumos naturais.

Vegetal de folha escura nutricionalmente muito interessante. Possui um sabor alcalino e é rico em nutrientes como, por exemplo, sais minerais (Ferro, Fósforo e Cálcio) e Vitamina A e Vitaminas do Complexo B.

Repolho

Inclua-o em sopas, cozidos, saladas quentes.

Trata-se de uma família numerosa, onde incluímos, por exemplo, inúmeras couves. O repolho é visto como um superalimento, rico em ferro, (2% em 100 g), cálcio, vitaminas A, C e b12. Apresenta alguma percentagem de magnésio.

Castanha

Inclua-a em sopas, purés, assados.

A castanha é uma semente no interior de um ouriço (o fruto do castanheiro). Embora seja uma semente, como as nozes, tem muito menos gordura e muito mais amido, um hidrato de carbono. Isto confere-lhe outro potencial alimentar. A castanha tem o dobro de amido das batatas. São também ricas em vitaminas C e B6 e uma boa fonte de potássio.

Tangerina

Inclua-a em saladas.

Uma boa fonte de vitaminas A e C e sais minerais como potássio, cálcio e fósforo. A vitamina C é essencial para o sistema imunológico. A vitamina A é indispensável para a saúde dos olhos e da pele e aumenta a resistência às infeções. As vitaminas do complexo B fortificam os nervos. É, ainda, uma fonte de magnésio, importante para os ossos e musculatura.

Romã

Inclua-a em saladas.

Estudos indicam que a romã pode cooperar na redução da pressão arterial e ser utilizada na prevenção de alguns problemas cardiovasculares. Também é popularmente conhecida por ajudar no controle regular do fluxo menstrual.

Marmelo

Inclua-o em purés, assados, saladas quentes.

Boa fonte de vitamina C (prevenção de constipações), ácido málico, pectina e minerais, como o potássio, ferro e cobre. Muito rico em fibra. Eficaz para combater o cansaço físico e mental, também a anemia. Possui pectina, o que contribui para reduzir o mau colesterol (LDL). O potássio na sua composição contribui para controlar a hipertensão arterial.

Pera

Inclua-a em saladas, purés, sopas.

A pera, fruta rica em fibras, possui quantidades razoáveis de vitaminas B1, B2 e Niacina ou B3, todas do Complexo B, que regulam o sistema nervoso e o aparelho digestivo, fortificando o músculo cardíaco, evita a queda de cabelos. Ainda contém vitaminas A e C e sais minerais (ex. sódio, potássio, cálcio, fósforo). Tem um baixo valor calórico (53 calorias por cada 100 g).

(Sapo LifeStyle){jcomments on}

PUB
lerlevanosmaislonge.pingodoce.pt/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=240919-maislonge5&utm_campaign=lermaislonge

Viva! no Instagram. Siga-nos.