BPI

O FEST está a chegar e vai mostrar-se no Porto e em Espinho

O FEST está a chegar e vai mostrar-se no Porto e em Espinho

A pouco mais de um mês do arranque da décima quinta edição do FEST – Festival Novos Realizadores | Novo Cinema, que decorre de 24 de junho a 1 de julho, em Espinho, há sessões especiais de apresentação do evento na cidade que o acolhe e no Porto, anunciam os promotores em comunicado.

Na Invicta, o FEST organizará três sessões, que vão decorrer em dois fins de semana distintos, na Reitoria da Universidade do Porto. O programa tem início a 25 de maio, pelas 16h00, com a sessão “CURTINHAS E PEQUENINAS” que o festival dedica às crianças. Ainda nesse dia, pelas 21h30, serão exibidas algumas curta-metragens que passaram pelo FEST ao longo dos seus 15 anos de história.

A festa continua na sexta-feira seguinte, 31 de maio, data em que o programa se foca nos jovens realizadores.  Pelas 18h00, decorre a masterclass “A importância dos festivais de cinema na indústria cinematográfica”, que será orientada por Fernando Vasquez, diretor de programação do FEST, e tem como objetivo alertar para a urgência da presença dos jovens cineastas em Festivais de Cinema assim como olhar para alguns “dos fatores que todos os programadores cinematográficos têm de ter em mente no momento de decisão da selecção de um programa”. De seguida será exibido o filme “A Tribo” (2017), de Myroslav Slaboshpytskiy.

Em Espinho, o FEST organizará, a 21 e 22 de junho, no Beach Cinema, junto à praia de Espinho, duas sessões de longas-metragens gratuitas. A primeira, Relatos Selvagens, compila seis histórias de suspense, humor e violência, onde as “personagens serão empurradas para o abismo e para o inegável prazer de perder o controle, cruzando a linha ténue que separa a civilização da barbárie”. Já a segunda, Floresta das Almas Perdidas, primeira longa de José Pedro Lopes, relata “a história de encontro improvável entre um pai que perdeu uma filha e uma jovem fascinada com a morte, num imaginário e estranho local na fronteira entre Portugal e Espanha”.

Viva! no Instagram. Siga-nos.