Pingo Doce

Ordem dos Nutricionistas assinala Dia Mundial da Hipertensão com prova cega de sopas

Ordem dos Nutricionistas assinala Dia Mundial da Hipertensão com prova cega de sopas

No âmbito do Dia Mundial da Hipertensão, que se assinala esta sexta-feira, 17 de maio, a Ordem dos Nutricionistas vai promover uma prova cega de sopas, alertando, assim, para o excesso de sal que todos os dias os portugueses consumem. É que, “apesar dos seus potenciais benefícios dado à sua riqueza em hortícolas e leguminosas”, a sopa, à semelhança do pão, “é dos maiores veículos de sal escondido”, revela Alexandra Bento, bastonária da Ordem dos Nutricionistas.

“No caso do pão, o governo tem já produzida legislação para controlar o teor de sal, mas há outros alimentos que continuam a padecer do mal do sal escondido, como é o caso da sopa”, reforça a responsável, lembrando que “está na mão de todos reduzir, pelo menos para metade, a quantidade de sal colocada na sopa”.

Através de uma prova cega de várias sopas com diferentes quantidades de sal, a Ordem dos Nutricionistas pretende mostrar que a diferença não está no sabor, mas sim “na saúde dos portugueses”.

Recorde-se que, em Portugal, se consome o dobro da quantidade de sal recomendada pela Organização Mundial de Saúde e que, atualmente, cerca de 40% dos portugueses sofre de hipertensão.

Viva! no Instagram. Siga-nos.