PUB
Recheio 2024 Institucional

Organização da Bienal Fotografia do Porto lança seis bolsas de criação artística

Organização da Bienal Fotografia do Porto lança seis bolsas de criação artística

Até 23 de fevereiro, artistas nacionais e estrangeiros, residentes em Portugal, que usem a fotografia e vídeo como meio de expressão podem candidatar-se ao projeto “Sustentar”, que, de acordo com o Ci.CLO Plataforma de Fotografia, promotores do programa, que promoveram também a I Bienal Fotografia do Porto, representa um “exemplo claro de como a fotografia pode estar ao serviço de um determinado território”.  

Ao todo, serão seis bolsas, seis projetos, seis territórios e seis exposições para “Sustentar” projetos já implantados ou em fase de implantação em vários pontos do país.

“Uma cidade autossustentável e amiga do ambiente; a preservação da memória da extração do sal e dos ecossistemas circundantes; uma história com 350 milhões de anos; a seca extrema e as alterações climáticas e ainda os bairros dos Pescadores em Setúbal” são algumas das temáticas que este programa quer trazer para o debate, através da fotografia e do vídeo.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Segundo explica Virgílio Ferreira, diretor artístico da Ci.CLO e da Bienal Fotografia do Porto e coordenador do programa “Sustentar”, o objetivo é “produzir uma série de projetos sobre iniciativas que já foram ou estão a ser implementadas em território nacional como resposta aos desafios ecológicos e sociais que enfrentamos”.

Assim, em parceria com as Câmaras Municipais de Évora, da Figueira da Foz, de Loulé, de Mértola, de Setúbal e a EDIA, a Ci.CLO abriu uma convocatória para atribuição de seis bolsas de criação artística que contemplam o apoio ao desenvolvimento de novos projetos com produção de exposição itinerante, que será integrada na programação da Bienal’21 Fotografia do Porto e nos vários espaços expositivos dos parceiros envolvidos.

Os artistas selecionados vão integrar um programa de criação organizado pela Ci.CLO com acompanhamento curatorial de Virgílio Ferreira; Pablo Berástegui, curador e diretor da Galeria de Fotografia Salut au Monde e Krzysztof Candrowicz, curador, diretor de arte, investigador e educador, ex-diretor artístico da Triennale der Photographie Hamburg e dois workshops orientados por Jayne Dyer, Gil Penha-Lopes e Álvaro Domingues.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem