BPI

Os castelos mais imponentes de Portugal

Os castelos mais imponentes de Portugal

Dono de paisagens incríveis e de uma história rica, Portugal conta também com belos castelos. Na verdade, de norte a sul do país é possível encontrar estas construções, que estão muito bem preservadas e que nos relembram do incrível passado de Portugal. Afinal, estes castelos estão em locais estratégicos, uma vez que a nação já foi alvo de diversos ataques e ameaças de outros povos. Que tal visitar algumas destas imponentes construções?

Castelo de Guimarães
Situado, obviamente, na cidade de Guimarães, este castelo do século X é um monumento nacional, sendo considerado o berço de Portugal. (Foto de entrada: DRCN)

Castelo de Silves
Este enorme castelo de arenito vermelho situa-se na cidade de Silves, no Algarve. Foi ocupado pelos mouros entre os séculos VIII e XIII.

Castelo de Almourol
Este castelo medieval situa-se no topo da ilhota de Almourol, no meio do rio Tejo, perto de Vila Nova da Barquinha.

Castelo de Monsaraz
As paredes robustas deste castelo, do século XII, incluem a antiga Monsaraz, considerada por muitos como uma das cidades mais belas do Alentejo.

Castelo de Santa Maria da Feira
É um belo exemplo de arquitetura militar medieval. Este castelo, muito bem preservado, pode ser encontrado no distrito de Aveiro. (Foto: DRCN)

Castelo de Marvão
Situado em pleno Alentejo, perto da fronteira entre Portugal e Espanha, poderá encontrar este belo castelo que data do século VIII.

Castelo de Penedono
As paredes cobertas de líquenes deixam este imponente castelo com uma aparência desgastada. A vila medieval de Penedono situa-se no distrito de Viseu.

Castelo do Óbidos
A pitoresca vila de Óbidos, com diversas casas brancas e telhados de terracota, fica ainda mais bela com este castelo medieval. (Foto: DGPC)

Castelo de Mértola
A vila de Mértola está repleta de história e conta com um belo castelo do século XIII como destaque.

Castelo de São Jorge
Este marco histórico da cidade de Lisboa é também uma das principais atrações da capital do país. A vista da muralha é simplesmente impressionante.

Castelo de Bragança
Situada no extremo nordeste do país, a cidade de Bragança é conhecida pelo enorme castelo de granito e pedra, que faz parte da cidadela do século XIII.

Castelo de Belmonte
Situado perto da cidade da Covilhã, na Beira Baixa, Belmonte remonta ao século XII. (Foto: CM Belmonte)

Castelo de Leiria
Entre os destaques da cidade de Leiria está este impressionante castelo do século XII.

Castelo de Loulé
Conhecida por sediar um dos mercados mais coloridos e animados do Algarve, a cidade de Loulé também se pode orgulhar de ter um belo castelo do século XIII.

Castelo de Alegrete
Situado no Alentejo, perto de Portalegre, esta estrutura defensiva (quase arruinada) já serviu como um importante miradouro das vastas planícies que se estendem em direção à Espanha.

Castelo de Évora Monte
A vila alentejana de Évora Monte é ofuscada pelo formato retangular e incomum e pelas torres circulares deste castelo do século XII, construído para defender a comunidade. (Foto: DGPC)

Castelo de Montalegre
Situa-se no norte de Portugal, numa colina com vista sobre a cidade de Montalegre.

Castelo de Barcelos
Pouco resta das muralhas do palácio original que marcam a entrada original desta histórica cidade do norte do país.

Castelo de Lindoso
A pedra utilizada na construção desta fortaleza do século XIII é a mesma que foi utilizada na construção das estruturas em forma de caixão que estão junto à entrada.

Castelo de Tomar
Este castelo faz parte do magnífico e belo Convento de Cristo, Património Mundial da UNESCO.

Castelo do Sabugal
Perto do rio Côa, no centro de Portugal, encontrará este belo castelo, fora do comum devido à construção pentagonal.

Castelo de Sortelha
Sortelha é uma das vilas mais antigas e belas do país. A aparência medieval é realçada pelos restos de um castelo do século XII. (Foto: DGPC)

Castelo de Numão
Vestígios do remoto Castelo de Numão ainda podem ser contemplados. Terá de viajar em direção a Vila Nova de Foz Côa, para admirar o que ainda resta.

Castelo dos Mouros
É em Sintra que poderá encontrar o Castelo dos Mouros, mais precisamente ao longo de uma escarpa de granito, muito acima da cidade. Toda a paisagem é designada Património Mundial da UNESCO.

Castelo de Montemor-O-Velho
É um dos maiores marcos militares de Portugal. O castelo e as muralhas oferecem vistas impressionantes sobre esta área do centro do Portugal.

Castelo de Marialva
A cidade de Mêda, no distrito da Guarda, serve de cenário a este castelo em ruínas, mas muito sedutor.

Castelo de Campo Maior
À semelhança de muitas outras fortificações da região, este castelo do século XIII, no Alentejo, está orientado para Espanha como primeira linha de defesa.

Castelo de Porto de Mós
Projetado ao estilo românico, este castelo medieval pode ser encontrado perto da vila de Porto de Mós, no distrito de Leiria.

Castelo de Viana do Alentejo
Situado em pleno coração do Alentejo, esta estrutura gótica é ornamentada por cinco torres cilíndricas. (Foto: CM Viana do Castelo)

Castelo de Mourão
Construído durante a Idade Média, este castelo recebeu o nome da vila que o alberga.

(Notícias ao Minuto)

PUB
Pingo Doce Sabe Bem

Viva! no Instagram. Siga-nos.