Pingo Doce

Porto eleito Melhor Destino Europeu 2017

Porto eleito Melhor Destino Europeu 2017

O Porto foi eleito o melhor destino turístico europeu de 2017. As votações no site European Best Destinations terminaram esta sexta-feira e o vencedor foi anunciado às 15h pela mesma organização. A cidade Invicta é a única cidade portuguesa a ter vencido e é também a única repetente de todo o concurso: em 2012 e 2014 também foi eleita destino do ano. Em segundo e terceiro lugar ficaram, respetivamente, as cidades de Milão (Itália) e Gdansk (Polónia). Organização diz que nunca a votação foi tão “unânime”.

“Mais de metade dos votos no Porto foram registados no estrangeiro“, explicou ao Observador a Câmara Municipal do Porto, que foi informada pela organização com alguma antecedência. “Com os votos dos viajantes mundiais de 174 países, o Porto ganha este título europeu pela terceira vez (2012, 2014, 2017). Viajantes dos Estados Unidos, Reino Unido, França, Dinamarca, África do Sul, Coreia do Sul, Suécia, Irlanda e Canadá votaram o Porto no primeiro lugar nesta competição”, lê-se na informação colocada no site’ da iniciativa.Ao todo, a cidade recebeu mais de 130 mil votos.
Manuel Aranha, vereador com o pelouro do Turismo, destaca a “visibilidade” que o concurso dá à cidade. Por outro lado, o peso dos votos estrangeiros é “bastante positivo”. “Sobretudo tendo em conta a forma como este tipo de concursos é visto, baseado em mobilizações nacionais.”
O município não deixou de fazer, nas últimas três semanas, um trabalho de mobilização ao voto na cidade, convidando personalidades como o reitor da Universidade do Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, o cantor Miguel Guedes ou a atleta Sara Moreira, a explicarem porque era importante votar. Nem a modelo Sara Sampaio resistiu a dar a cara pelo Porto.
Já a Câmara do Porto, liderada pelo independente Rui Moreira, destaca também no seu portal online que esta distinção “atesta o potencial e atratividade da cidade, não só para os portuenses, mas também para os portugueses e para os turistas provenientes de todo o mundo”.
Para Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto e da Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, esta vitória, refere em comunicado enviado à imprensa,  “deve ser vista como uma oportunidade ao nível da promoção turística, que beneficiará o Porto e que estimulará, ainda mais, a atenção e curiosidade pela cidade”. “A visibilidade que este prémio traz é especialmente útil para o setor do turismo, mas é também uma forma de chamar a atenção do Porto como oportunidade de investimento e de empreendedorismo”, acrescenta Rui Moreira.
A eleição como “Melhor Destino Europeu 2017” tem, além de uma dimensão económica, uma importante vertente de imagem que “eleva a autoestima dos portuenses e potencia a afirmação da cidade”, conclui.
Esta foi a 8.ª edição dos European Best Destinations. De acordo com o site, esta foi a edição “mais concorrida de sempre”, com 426 mil votos. Viena (Áustria), Berlim (Alemanha), Atenas (Grécia), Londres (Inglaterra), Bruxelas (Bélgica), Praga (República Checa), Basileia (Suíça), Stari Grad (Croácia), Wild Taiga (Finlândia), Amesterdão e Roterdão (Holanda), Madrid e San Sebastian (Espanha), Sozopol (Bulgária), Gdansk (Polónia), Roma e Milão (Itália), Paris e Bonifacio (França) eram as outras cidades finalistas.
A votação decorreu desde 20 de janeiro até hoje.

(notícia atualizada às 16.10)
PUB
www.pingodoce.pt/folhetos/tematico/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=151019-escolhas5&utm_campaign=poupeestasemana

Viva! no Instagram. Siga-nos.