Pingo Doce

Porto Femme regressa esta terça-feira

Porto Femme regressa esta terça-feira

O Porto recebe, esta terça-feira, a 2.ª edição do Porto Femme, um Festival Internacional de Cinema, “onde a mulher é a peça central”, revelou a organização, de acordo com O Sapo. Entre música, exposições, workshops e filmes, a XX Element Project – Associação Cultural vai promover até sábado, 22 de junho, “trabalhos artísticos realizados por mulheres”, que evidenciam os seus direitos, em vários espaços da cidade.

Ao todo, serão 116 os filmes, produzidos em países europeus, americanos, asiáticos e africanos, que vão ser apresentados nas salas do Cinema Trindade, no hotel Selina Porto e no espaço cultural Maus Hábitos.

O Porto Femme conta com 16 filmes na competição nacional, de realizadoras como Catarina Mourão, Catarina Neves Ricci, Cristéle Alves Meira, Leonor Noivo, Joana Toste e Margarida Madeira. Já na competição internacional estão 53 películas, entre longas e curtas de ficção, documentários e filmes experimentais, de realizadores oriundas de Espanha, Franca, Canadá, Brasil e muito mais.

Na 2.ª edição do evento, destaque para a competição Estudante, estreia absoluta, que permitirá a visualização de 29 filmes, abrindo, desta forma, “potenciais portas para as novas cineastas pelo país fora”, sendo avaliados e premiados por um júri.

Por sua vez, a competição “XX Element”, com 18 filmes apresenta, de acordo com a organização, obras de “homens realizadores com equipas compostas por mulheres atrizes principais ou que ocupem cargos técnicos importantes”.

Importante referir, também, os workshops “Realização no Cinema”, pela realizadora Raquel Freire, e “A Câmara e o Actor”, pela cineasta Inês Oliveira, e a exposição coletiva “O Prazer é todo Meu”, das ilustradoras Clara Não e Cara Trancada, que compõem as atividades desta edição.

As sessões de abertura e encerramento do Porto Femme serão animadas pelos grupos musicais Pedaço Mau e Palmers, no bar da Barracuda – Clube de Roque.

Recorde-se que a 1.ª edição do Porto Femme, que decorreu o ano passado, recebeu “393 filmes oriundos de 42 países” e premiou 21 obras cinematográficas.

PUB
Pingo Doce Bairro Feliz

Viva! no Instagram. Siga-nos.