Pingo Doce

Porto festeja em grande a chegada do Natal à cidade

Porto festeja em grande a chegada do Natal à cidade

A empresa municipal Ágora já desvendou o programa de animação para o dia 30 de novembro, data em que são inauguradas a árvore e as luzes de Natal. Performances, concertos, paradas e coros itinerantes, e outras surpresas, vão animar as ruas da Baixa da cidade do Porto, logo a partir das 15h.

O palco que será montado junto ao Espelho de Água, na placa superior da Avenida dos Aliados, acolhe, a partir das 16h30, um espetáculo em estreia absoluta: quatro dos mais interessantes artistas nacionais reúnem-se em palco para celebrar a chegada do Natal ao Porto. São eles Agir e Ana Bacalhau, que se juntam aos emergentes Irma e Matay para um concerto onde serão interpretados os temas mais conhecidos dos seus reportórios, mas também várias canções populares de Natal.

Segue-se o tão aguardado momento: a ligação das luzes e a inauguração da Árvore de Natal, erguida como habitualmente na Praça do General Humberto Delgado, em frente ao edifício dos Paços do Concelho. Os seus 30 metros de altura por 12 metros de diâmetro estarão decorados com 31.600 lâmpadas de LED. A sua ligação será antecedida de um espetáculo multimédia, a partir das 18 horas.

Após a inauguração da Árvore, a banda retro The Lucky Duckies convida o público para uma viagem pelos clássicos da música internacional e também portuguesa dos anos 20 aos 60 do século passado. O alinhamento do concerto inclui também os grandes clássicos de Natal incluídos no seu último trabalho discográfico, lançado em 2018, “Lucky Christmas”.

Mas, atenção, a animação começa muito antes… Pelas 15h, um coro de oito elementos vai “Dar corda ao Natal”, saindo dos Aliados em direção aos Clérigos, Largo Amor de Perdição, Cordoaria, Praça de Carlos Alberto e Rua de Cedofeita, interpretando um reportório eclético e alusivo à quadra.

Também nesse dia não estranhe se vir um grupo de quatro Soldadinhos de Chumbo a animar o centro da cidade com os seus instrumentos musicais. A parada sairá da Rua Formosa, às 15h, para percorrer as ruas de Santa Catarina e de 31 de Janeiro, rumo aos Aliados. Pelas 16h, “haverá ainda tempo para um divertido espetáculo apresentado pelo mímico chileno Mimo Huenchulaf, na Praça da Liberdade”.

O dia 30 de novembro será ainda marcado pela inauguração das duas pistas de gelo natural que vão funcionar na cidade até ao dia 12 de janeiro. Na Praça de D. João I, a pista abre logo pela manhã, às 10h, enquanto a da Rotunda da Boavista, onde volta a estar instalada a Praça da Fantasia, abre a partir das 11h. Mais uma boa notícia: no feriado de 1 de dezembro, as duas pistas vão ter acesso gratuito durante o período da manhã, ou seja, até às 13h.

A Ágora destaca ainda, na manhã de sábado, dia 30, a abertura de três mercados natalícios: o Mercado da Alegria, que ocupará o Largo de Santo Ildefonso e a Praça da Batalha (até 31 de dezembro); a feira de artesanato Artes e Ofícios do Porto, na Praça dos Poveiros (até 23 de dezembro), e a Artesanatus Porto, que este ano se estreia no Jardim de São Lázaro (até 22 de dezembro).

Programa
Sábado, 30 de novembro de 2019
15h00-16h30
“Dar Corda ao Natal” – Coros itinerantes
Avenida dos Aliados / Largo do Amor de Perdição / Rua de Cedofeita
15h00-16h30
Parada – Soldadinhos de Natal
Rua Formosa / Rua de Santa Catarina / Rua de 31 de Janeiro / Avenida dos Aliados
15h00
Ensemble de Trompetes do Conservatório de Música do Porto
Escadaria da Igreja de Santo Ildefonso
15h30
Natal a Rir: “Una sonrisa muda la vida”, por Mimo Huenchulaf
Praça da Liberdade
16h30
Concerto – Agir, Ana Bacalhau, Irma e Matay
Avenida dos Aliados (placa superior)
18h00
Espetáculo multimédia + Fogo de artifício
Inauguração da Árvore de Natal e ligação das luzes
Praça do General Humberto Delgado
18h15
Concerto – The Lucky Duckies
Avenida dos Aliados (placa superior)

PUB
www.pingodoce.pt/produtos/take-away/encomendas/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=211119-ta5&utm_campaign=takeawaynatal

Viva! no Instagram. Siga-nos.