PUB
CIN - Branco Perfeito

Porto, Gaia e Matosinhos vivem “Dias da Dança”

Porto, Gaia e Matosinhos vivem

O DDD – Dias da Dança arranca esta quarta-feira, 24 de abril, e decorre até 12 maio. A programação do festival inclui espetáculos, workshops, masterclasses e conferências em vários palcos das cidades do Porto, Matosinhos e Vila Nova de Gaia.

O Rivoli acolhe o espetáculo de abertura, “Looping: Bahia Overdub” (22h), peça brasileira descrita como “festa, dança e política”.

Aliás, o Brasil, e o trabalho de artistas brasileiros, é o foco da edição deste ano do festival internacional de dança contemporânea, e também do FITEI – Festival Internacional de Teatro e Expressão Ibérica (que decorre de 8 a 25 de maio), que pela primeira vez se une ao DDD numa semana de programação especial, a “Semana +” . Esta decorrerá de 8 a 12 de maio e é dedicada à criação artística nacional, apresentando uma seleção de vinte produções nacionais de dança e de teatro.

No dia 25 de abril, o Auditório Municipal de Gaia acolhe Clara Andermatt, que se junta-se ao pianista e compositor João Lucas, para apresentar “Parece que o Mundo”, peça inspirada em “Palomar”, do italiano Italo Calvino (1923-1985).

Destaque ainda para a estreia nacional de “A Invenção da Maldade”, dos brasileiros Demolition Incorporada, de Marcelo Evelin, na quinta e sexta-feira, no Teatro Campo Alegre, ou “Lento e Largo”, da dupla Jonas Lopes e Lander Patrick, no Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery, na sexta-feira.

A jovem Ana Isabel Castro estreia-se com “Marengo”, peça a apresentar sábado e domingo na Mala Voadora.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

De salientar ainda a estreia nacional de “Une Maison”, espetáculo sobre “uma casa como um espaço para reunir o que está fragmentado” do francês Christian Rizzo.

A coreografia de Rizzo, para 14 intérpretes, é apresentada no sábado, no Rivoli, no mesmo dia em que o tailandês Pichet Klunchun e o taiwanês Wu-Kang Chen apresentam “Behalf” no Palácio do Bolhão, com nova récita no domingo, aponta o SapoMag.

No domingo, o italiano Marco D’Agostin apresenta “Avalanche” na Fundação de Serralves, numa peça em que partilha o palco com Teresa Silva enquanto são “observados pelo olho de ciclope” numa dança “desesperadamente procurando um efeito”.

Mas o programa do Dias da Dança contempla ainda vários espetáculos internacionais e estreias de obras nacionais, como a peça brasileira “Acordo”, de Alice Ripoll, que passa por Porto, Matosinhos e Gaia entre 1 e 5 de maio, num espetáculo de entrada livre; “Fúria”, de Lia Rodrigues, ou “Treasured in the dark”, de Thiago Granato.

Destaque ainda para “Ballet de Causa Única”, que junta, a 30 de abril, em Matosinhos, o coreógrafo austríaco Willi Dorner à Companhia Instável, num espetáculo com figurinos do ‘designer’ Estelita Mendonça.

A Companhia de Dança da Ópera de Gotemburgo, a artista brasileira Linn da Quebrada e os chineses Tao Dance Theater são outros dos destaques do Festival Dias da Dança, que inclui um programa de formação, com oficinas, conferências e encontros, e uma série de apresentações no espaço público.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem